cartuxa colheita

Cartuxa: conheça tudo sobre os famosos vinhos

Os vinhos Cartuxa são muito conhecidos pela sua qualidade e pela história de sua vinícola de origem. Chamada igualmente de Cartuxa, a propriedade é comandada pela Fundação Eugênio de Almeida e se localiza na região de Évora, no centro sul de um dos principais destinos do enoturismo português: Alentejo. 

 

A Adega Cartuxa é muito próxima do Mosteiro da Cartuxa, por isso o nome. A Adega, inclusive, foi instalada em um primeiro momento no local onde era o refeitório da casa de repouso dos jesuítas. 

 

O Mosteiro foi construído entre 1587 e 1598 a fim de abrigar monges cartuxos, mas estes foram expulsos da propriedade em 1834, quando o terreno passou ao comando do Estado. Apenas no fim do século XIX a família Eugênio de Almeida adquiriu o local, reinstalou os monges e deu início à famosa adega. 

 

Toda questão histórica pode ser vivenciada e observada nas construções, escritos e jardins da propriedade pelos visitantes. 

 

Vinhos Cartuxas

 

Além da história e beleza, Cartuxa é conhecida pela qualidade de seus vinhos brancos e tintos. A propriedade conta com mais de 400 hectares de área de cultivo, ocupados pelas principais uvas alentejanas. Conheça as características dos vinhos Cartuxas:

 

  • Vinho Cartuxa Branco: original de 1986, a bebida é feita a partir das uvas Antão Vaz e Arinto. Seu processo de produção passa pela fermentação controlada e pela guarda de nove meses em barris de carvalho, com agitação controlada para suspender sedimentos. O vinho é conhecido por ter pouco corpo e ser muito harmonioso. 

 

  • Vinho Cartuxa Tinto: feito a partir de blend das uvas Aragonez, Alicante Bouschet, Alfrocheiro e Trincadeira, o vinho passa pela fermentação individual de cada uma das uvas, guarda em barris de carvalho por 12 meses e mais o mesmo período em garrafas. O ideal é saborear o resultado a uma temperatura de 16ºC a 18C. 

 

  • Vinho Cartuxa Tinto Reservado: pertencente a uma casta superior de vinhos tintos da propriedade, o Reservado é feito a partir de uma rigorosa seleção das uvas Alicante Bouschet e Aragones. Após o processo de vinificação, a bebida é armazenada 15 meses em barricas e mais 12 em garrafas.

 

  • Vinho Cartuxa Pêra-Manca: essa é a nomenclatura dada pela vinícola a suas melhores produções, sejam elas vinhos tintos ou brancos. Tão forte é a tradição e conhecimento da marca que se diz que Pedro Álvares Cabral trouxe exemplares em sua expedição ao Brasil – verdade ou não, a história dá um gostinho especial à bebida. 

 

Enoturismo

 

Além de conhecer a propriedade de Cartuxa, o visitante pode acompanhar o gerenciamento da produção dos vinhos: conhecer os vinhedos, o processo produtivo e o perfil dos enólogos responsáveis pela produção.

 

Quer conhecer o sabor desta história toda? Compre Cartuxa com os menores preços na nossa loja online!