vinhos chilenos

Vinhos Chilenos – Tudo que você precisa saber

O Chile é considerado uma das jóias do Novo Mundo por conta da qualidade de seus vinhos. Para se ter uma ideia, hoje a região é a nona maior produtora da bebida no mundo e maior exportadora da América Latina. 

 

A história do vinho no Chile tem origem no século XVI, quando os europeus que chegaram para colonizar a região levaram consigo as primeiras uvas e a técnica de plantio. Já no século XIX, a febre do ouro no país possibilitou que circulasse mais dinheiro entre os cidadãos e que estes pudessem investir nas vinícolas. Hoje, o governo dá incentivos fiscais aos produtores de vinho para que possam se tornar competitivos no mercado internacional. 

 

Todo esse investimento, porém, só foi possível por conta de um terroir excelente e variado. Por mais que as regiões de plantio variem entre costa, montanhas e planícies, a regularidade de amplitude térmica é quase que uma constante. O país tem as horas de sol necessárias e frio na intensidade certa para o bom desenvolvimento das uvas. 

 

Principais vinhos chilenos

 

 As castas de uvas mais populares no mundo são produzidas no Chile, mas por conta das condições únicas ganham toques especiais. Confira:

 

  • Cabernet Sauvignon: esta é a casta mais cultivada no Chile, abrangendo cerca de 38%  do cultivo. Sua principal característica é ser mais leve e menos tânico. O sabor é completado com toques de frutas negras e especiarias. 

 

  • Carmenere: a uva que foi levada ao Chile como Merlot e depois de muito tempo se descobriu ser Carmenere é uma das mais valiosas da região. Ela dá origem a um vinho de corpo leve e suculento. 

 

  • Syrah: o clima propício para o desenvolvimento da uva no Chile faz com que o vinho proveniente dela seja elegante, encorpado e com notas de frutas vermelhas e negras.

 

  • Pinot Noir: a uva dá origem, no Chile, a um vinho com notas de ameixa, cereja preta e pimenta, com aromas florais, corpo suave e com baixa concentração de taninos.

 

  • Sauvignon Blanc: essa é a casta de uvas brancas mais cultivada no Chile, ela dá origem a vinhos maduros com notas de limão, laranja e pêssego.

 

  • Chardonnay: esta é a outra casta de uvas brancas de destaque no país, seus vinhos são especiais por terem notas de abacaxi, pêssego e limão. 

 

Outras uvas também bastante cultivadas no país são Merlot, Cinsault, Petit Verdot, Riesling e Viognier.

 

Regiões de cultivo

 

Essas são algumas das características gerais dos principais vinhos chilenos, mas o sabor, nuances e corpo podem variar de acordo com a região em que a uva é cultivada. As principais regiões de cultivo no Chile são divididas em quatro vales: Maipo, Rapel, Curicó e Maule. Dentro deles existem ainda inúmeras sub-regiões que englobam diferentes tipos de terrenos e climas. 

 

Uma das constantes que permite a qualidade do vinho chileno é a proteção que o Andes exerce às vinícolas. A barreira natural oferece condições de vento, temperatura e humidade ideais para o desenvolvimento das uvas. 

Conheça alguns vinhos chilenos de alta qualidade:

Don Melchor

don mer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terrunyo Concha y Toro

terru

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vertice Ventisquero

vetice

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficou curioso para experimentar um vinho chileno? Encontre os melhores preços na VinhoBR.