8 filmes que pedem um bom vinho

Junto ao outono, chegam as temperaturas mais baixas e novas formas de entretenimento. Se no verão os piqueniques ou idas a praia acompanhados de um espumante ou um vinho rosé eram uma ótima opção para se entreter, agora, um vinho tinto para acompanhar um bom filme, parece uma melhor opção — inclusive, levando em consideração as recomendações para ficar em casa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter o avanço da covid-19. 

 

Quem nunca quis acompanhar os personagens de Casablanca, James Bond, Sob o Sol da Toscana e até mesmo de Game of Thrones em uma taça de vinho ou espumante? Para os amantes da bebida, existem muitos filmes que além de mostrar o vinho no contexto da história, são focados na vida nas vinícolas, trazendo conhecimento aliado de diversão. 

 

Confira 8 filmes que vão cair no gosto de quem aprecia um bom vinho:

 

1- Um bom ano: conta a história de um empresário bem sucedido de Londres, Max, que herda uma propriedade de seu tio — que além do terreno, o deixou o gosto por vinhos. Max então se muda para o local a fim de reformá-lo e por a venda, mas nesse meio tempo se reconecta consigo mesmo. 

 

2- Sideways – Entre umas e outras: diferente da maioria dos filmes que envolvem vinho, este se caracteriza por ser uma comédia. Ele conta a história de um homem apaixonado pela bebida que sai com o seu melhor amigo para uma viagem de despedida de solteiro pelas vinícolas californianas. O filme ganhou o Oscar de 2005 de melhor roteiro adaptado.

 

3-  O sabor do amor: a história narra a vida de Wendy, uma jovem que herda uma vinícola na Califórnia e se muda para o local a fim de tocar o negócio. Lá, conta com a ajuda de seu vizinho, que apesar de rival nos negócios, lhe apresenta o amor. 

 

4- Wine Country: de 2019, o filme conta a história de seis amigas de adolescência que vão a Napa Valley para comemorar os 50 anos de uma delas. A comédia traz problemas da vida real, narrados por dilemas das personagens enquanto vivem intensamente a viagem.

 

5- Mondovino: o documentária viaja diversos países, como França, Itália e Argentina, a fim de mostrar o impacto da globalização na indústria vinícola. Além disso, mostra um pouco do processo de vinificação e como esse setor reflete na cultura e economia das regiões. O documentário traz também a história das disputas familiares envolvidas nas produções locais. 

 

6- O vinho perfeito: a história, cheia de suspense, conta como um bancário italiano mudou sua vida totalmente ao se tornar um especialista em vinhos. Toda sua fama, porém, é colocada em xeque quando ele é acusado de estar envolvido em um assassinato. 

 

7-  Santo Amor – na rota do vinho: narrado na França, o filme conta a história de um pai e um filho que não se dão muito bem, mas que saem pelas regiões vinícolas no país em busca de autoconhecimento e amor. 

 

8- O julgamento de Paris: a comédia narra uma degustação de vinho acontecida em 1976 que mudou a forma como os críticos avaliavam a bebida. O filme é uma caricatura de acontecimentos reais. 

 

Aprecie da forma correta

 

A melhor forma de apreciar todos esses filmes é com uma taça de vinho na mão. Existem gêneros para todos os gostos: da comédia ao romance, do suspense ao documentário, basta escolher qual faz mais o seu gosto e apertar o play.

 

Na VinhoBR você encontra as garrafas de vinho com o melhor preço para acompanhar o filme. Confira!