O Estados Unidos é a quarta potência mundial quando o assunto é produção de vinho, atrás apenas da França, Itália e Espanha. Quando se fala de vinho norte-americano, geralmente, se fala de vinho californiano: a região é responsável por 90% da produção do país .
A grande produção é aliada à qualidade. Os vinhos provenientes da califórnia são prestigiados em todo o mundo. Os tintos são encorpados e complexos, enquantos os brancos são produzidos a partir de uvas bem maduras, o que os deixa com um sabor característico.
Histórico
As primeiras videiras foram levadas para a Califórnia por missionários franciscanos espanhóis no século XVIII, que utilizavam o vinho em seus ritos – por conta disso uma das uvas produzidas na região ficou conhecida como Mission Grape.
Ao longo dos anos, a produção foi crescendo mesmo diante de adversidades como grandes pragas e a proibição de bebidas alcoólicas no país por um tempo. Perto da década de 1940, entretanto, os desafios já tinham sido superados e a produção voltou a crescer.
Existem duas regiões onde as vinícolas se destacam na Califórnia: a Napa Valley e Sonoma Valley. A primeira é conhecida por concentrar o mais número de vinícolas do mundo, enquanto a segunda é famosa pela produção de uvas para exportação para outras regiões. Ainda é possível encontrar produção nas regiões de Mendocino, Paso Robles, Monterey,Dry Creek Valley, Russian River Valley, Alexander Valley, entre outros.
Terra boa para vinho
A Califórnia como um todo apresenta um clima mediterrâneo, com dias ensolarados e noites frescas, o que é benéfico para as uvas. O solo da região também é propício para o crescimento das videiras, sendo que cada região dentro do estado tem suas características próprias, o que contribui para a grande variedade de uvas cultivadas.
As principais são: Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Pinot Noir, Sauvignon blanc, Syrah e Zinfandel (típica da região).
Outros estados
Apesar do destaque californiano, outros estados norte-americanos também têm relevância na produção vinícola. É o caso de Washington com Walla Walla: a região é uma produtora recente de Syrah, Merlot e Cabernet Sauvignon.
Já o estado de New York são cultivadas uvas que dão origem a famosos e premiados espumantes.
Na VinhoBR você encontra os principais rótulos norte-americanos. Confira!