Vinhos italianos e seus diferenciais

vinhos italianos

Historicamente a Itália é conhecida pela sua produção de vinho, que começou por volta de 1.2000 A.C.. Além da tradição de cultivo milenar, a região apresenta solo e clima ideais para as uvas, se tornando referência na produção de rótulos elegantes, clássicos e complexos. O país é hoje o segundo maior produtor de vinho do mundo.

 

Mas além de produzir, os italianos são bons também em consumir a bebida, chegando a ingerir 4,4 bilhões de litros de vinho – o que dá o equivalente a 48 litros para cada cidadão. Os números colocam a Itália como país com maior consumo interno de vinho.

 

Entre os principais rótulos produzidos na região estão Brunello di Montalcino, Barolo, Amarone, Novello,vinhos Riserva, vinhos Clássicos, vinhos Superiore,vinho Spumante, vinho Amabile, vinho Secco,vinho Abbocado,vinho Passito, vinho Dolce, Frizzante, vinhos Vecchio ,vinho Liquoroso e vinho Ripasso.

 

A produção é concentrada em diversas regiões, sendo que cada uma delas tem suas especificidades. Conheça cinco das principais:

 

1 – Toscana

 

A região é conhecida por sua produção vinícola, principalmente por abrigar rótulos famosos como o Chianti. A variedade é produzida a partir da uva Sangiovese e pode ter diferentes características dependendo do blend que a forma e especificidades da região que foi plantada. Outro vinho famoso produzido na região é o Brunello di Montalcino, que apresenta coloração mais escura e tem um alto tempo de guarda.

 

2 – Piemonte

 

A geografia com colinas íngremes facilita a produção de vinho na região, que se destaca por rótulos tintos, mas também traz uma presença expressiva de  vinhos brancos. As principais uvas cultivadas na região são a Nebbio, que dá origem aos famosos Barolo e Barbaresco; Barbera, que dá origem a vinhos que podem ser consumidos ainda jovens; Dolcetto, mais suave e seca; Bonarda; Vespolina; Moscato; entre outras. 

 

3- Veneto

 

A região abriga a “capital internacional do vinho”, Verona, que apresenta inúmeros vinhedos e o principal evento sobre vinho do país. Ao lado de Conegliano, famosa por adicionar tecnologia na produção, as regiões são conhecidas pela produção a partir de uvas Garganera, Corvina de Valpocella, e a Prosceco.

 

4- Sicília

 

O clima e solo da Sicília são propícios para vinhos brancos, sendo que estes representam cerca de 75% do cultivo da região. O território não chega a ser tradicional como os outros na produção vinícola: até pouco tempo, antes de receber um investimento de um programa de desenvolvimento regional na Europa, a região era famosa por apenas um rótulo, o fortificado Marsala.

 

5-Puglia

 

A região é responsável por uma produção até três vezes maior do que a da Toscana, por exemplo. Sua especialidade são os vinhos tintos, que têm uma característica avermelhada e forte, se assemelhando ao vinho do Porto. Apesar dessa predominância, a produção de vinho branco também é relevante na região, sendo a maior parte deles seco.

 

Os melhores vinhos italianos você encontra na VinhoBR, conheça!