Vinícolas nacionais investem em tecnologia

004 1200x628 facebook

 

O Brasil está entre os vinte principais produtores de vinho do mundo. A tradição do cultivo de uvas para este fim começou com a vinda de imigrantes para o país e, no ínicio, adotava técnicas europeias de produção. Com o tempo, porém, os brasileiros desenvolveram uma metodologia própria de cultivo, com adesão de tecnologia e inovação. 

 

Quando se fala em tecnologia logo se pensa em grandes máquinas e robôs fazendo o trabalho de humanos, mas no contexto da vinicultura, a tecnologia está associada desde a plantação da uva, até o jeito que é feita a poda da planta. 

 

A inovação no plantio se mostrou uma saída para os brasileiros se destacarem no mercado de vinhos. Hoje, as grandes produtoras nacionais, como a Bueno Wines, Peculiares e Salton, investem em novas técnicas de plantio e em maquinário moderno para maturação da bebida.

 

Desde antes do plantio começar a tecnologia está presente por meio da preparação das sementes, criação de novas espécies e estudo do solo para identificar as melhores condições para a plantação.

 

Depois, o monitoramento do clima por meio de radares e tecnologias modernas consegue ajudar os produtores a preverem mudanças climáticas bruscas e minimizarem perdas por conta disso. Durante o período de desenvolvimento da planta, diferentes técnicas de poda são usadas para aumentar a produtividade de cada pé.

 

Após a colheita, a maturação dos vinhos é feita em modernos maquinários especializados nesta atividade. Dessa forma, é possível garantir que a bebida siga um padrão e que esteja dentro da qualidade esperada. 

 

A venda também conta com tecnologia, o comércio online de vinho tem aumentado bastante no país e se mostra como um diferencial para as vinícolas. Além de toda a adesão de tecnologia no processo de produção de vinho, as vinícolas brasileiras também inovam nas formas como se rentabilizam, apostando no enoturismo. 

 

O intercâmbio de informações para manter o mercado nacional de vinhos atualizado é constante. Comitivas de outros países fazem visitas aos maiores produtores nacionais a fim de aprender com os brasileiros e de mostrar novas técnicas e tecnologias que estão sendo usadas com sucesso lá fora. Dessa forma, o vinho nacional se mostra equivalente, em termos de tecnologias, a outros grandes produtores de vinho. 

 

Conheça o resultado dessa adesão de tecnologia nas vinícolas brasileiras experimentando vinhos nacionais. Na Vinho BR é possível encontrar os melhores rótulos.