vinhos chilenos

10 dicas de vinhos Chilenos

Vinhos Chilenos

Quarto maior produtor de vinhos do mundo, o Chile reserva opções para todos os gostos, mantendo uma variedade de tipos de uva por conta do seu terroir cercado pelo mar e por uma cordilheira. Dessa forma, além de oferecer condições ideais para o desenvolvimento de diferentes cepas, as regiões produtoras ainda conseguem imprimir características específicas em seus vinhos. 

 

Principais uvas chilenas

 

Entre tantas opções, em meio aos tintos se destacam três uvas: Carménère, Cabernet Sauvignon e Merlot. A Carménère é símbolo e exclusiva do país, o vinho feito a partir dela tem taninos fortes, é seco e marcante. Já a Cabernet Sauvignon, mais comum uva no mundo,  tem sabor intenso e nas terras chilenas ganha aroma de pimentão. O Merlot, por sua vez, é leve e fácil de ser apreciado. 

 

Já em meio aos brancos, as uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc são destaques no país. As duas produzem vinhos mais frutados e cítricos, que apresentam gosto prolongado e leve. Quando se fala em Rosé, a melhor pedida chilena é o feito a partir da uva Syrah. Com  gosto leve e teor alcoólico reduzido, a bebida é refrescante e ideal para dias quentes. 

 

Principais regiões produtoras no Chile 

 

Além de prestar atenção nas melhores uvas chilenas, para se escolher um vinho do país é preciso olhar para a região produtora. Como falamos, o terroir é diversificado e, de acordo com a localidade, pode mudar as características de um vinho produzido com a mesma uva. O Valle Central, por exemplo, é composto pelas famosas regiões do Maipo, Rapel, Maule e Colchaga. Por ser perto do litoral, o clima nessas localidades é equilibrado – quente durante o dia e frio a noite – o que ajuda a imprimir um sabor mais frutados nas uvas. 

 

10 vinhos chilenos para experimentar

 

Entre tantas opções, separamos 10 rótulos chilenos que devem estar na sua lista:

 

1- Vinho Chileno Casillero del Diablo Pinot Noir

Produzido na vinícola Conha Y Toro, esse é um dos rótulos mais famosos da região. Tem corpo macio e sabor frutado, com notas de carvalho francês.

 

2- Ventisquero reserva Carménère

Feito na região central, tem médio corpo, cor rubi e aromas de framboesa, amora e cereja. Seus taninos são macios e é ideal para harmonizar com linguiça ou talharim quatro queijos. 

 

3- Marquês de Casa Concha Malbec

Também produzido pela vinícola ConhaYToro, o vinho é extremamente complexo, com notas de cereja ácida e ameixas negras. Seu taninos são firmes e suaves.

 

4- Casas del Toqui Terroir Selection Gran Reserva Cabernet Sauvignon

Esse vinho é produzido a partir do rendimento limitado das vinhas, o que faz com que as uvas tenham maior qualidade, e tem envelhecimento feito em madeira francesa e norte-americana. 

 

5- Ramirana Varietal Sauvignon Blanc

O vinho é equilibrado, elegante e fresco com tons frutados. Pensado para restaurantes, essa linha é gastronômica e fácil de harmonizar. 

 

6- Tarapacá Gran Reserva Etiqueta Negra

O vinho foi eleito o melhor Cabernet Sauvignon do Chile e apresenta aromas de frutas negras, especiarias e toques de baunilha. Seus taninos são elegantes e o resultado é um vinho redondo e equilibrado. 

 

7- Aves Del Sur Reserva Chardonnay

A bebida tem aromas de pêssego branco, banana, lichia e notas cítricas. ALém disso, tem boa acidez, o que dá ao vinho um perfil persistente e elegante. 

 

8- Bisquertt La Joya Gran Reserva Merlot 

O vinho mescla elegância e equilíbrio, é redondo e complexo e se destaca por ter notas de ameixas e amoras mescladas com pimenta preta e cacau.

 

9- Casa Silva 5 Cepas Tinto

Produzido a partir de Carménère, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Syrah e Pinot Noir, o vinho tem aroma de especiarias, frutas negras, vermelhas e brancas. Seus taninos são suaves e o resultado é equilibrado.

 

10- Casillero Del Diablo Reserva Especial Cabernet Sauvignon

Bem estruturado, o vinho é marcante com taninos firmes. Se destacam os aromas de ameixa e cereja preta.
Na VinhoBR você encontra essas e muitas outras opções de vinhos chilenos. Confira