vinho chinelo casillero diablo

Conheça mais sobre o vinho chileno – Casillero del Diablo Pinot Noir

Chinelo Casillero del Diablo

Uma das uvas mais antigas do mundo, a Pinot Noir é conhecida por sua elegância. Natural da Borgonha, a cepa é sensível e exige condições muito específicas para o sucesso de seu cultivo, por isso além da França, poucos países  também produzem essa variedade — entre eles, o Chile, onde o rótulo Casillero del Diablo é um dos mais famosos.

 

Com casca fina, a Pinot Noir se desenvolve melhor em climas frios e solos ricos em calcário. O clima, inclusive, ajuda a moldar seu sabor. Em ambientes mais frios, a uva apresenta mais aromas e acidez, já em temperaturas mais amenas, os vinhos provenientes da cepa são mais flácidos, ou seja, menos ácidos, com menos aromas e sabor. 

 

As melhores uvas desta casta são resultados de parreiras com baixa produtividade por hectare, uma vez que com menos cachos as frutas tem seu sabor acentuado. A uva atinge sua maturidade ideal entre 8 a 10 anos e permanece em seu melhor estado por pouco tempo, sendo considerada com pouca guarda. 

 

Características da Pinot  Noir

 

A casca fina, proporciona sabores delicados e vermelho menos intenso de sua coloração. Os aromas passam por amora, cereja, framboesa, especiarias, flores e ervas.Quando não vinificada com casca a uva pode dar origem, também, a vinhos brancos. A Pinot Noir ainda é utilizada no processo de produção de alguns champagnes.

 

Casillero del diablo

Parte de uma das mais tradicionais vinícolas chilenas, a Concha Y Toro, a marca Casillero del Diablo é símbolo de tradição e inovação. Original de 1883, se popularizou em 1933 quando o  fundador da Concha y Toro espalhou um boato de que o próprio diabo era o guardião da sua adega particular. A lenda ajudou a tornar a marca conhecida e hoje ela tem relevância mundial.

 

Pinot Noir Casillero del Diablo 

A marca apresenta diferentes variedades de vinho. Ela mesma elenca o Pinot Noir como o mais elegante e delicado, com aroma de morango, framboesa e com notas de carvalho francês. Seus taninos são suaves e sua estrutura boa com um longo e persistente final. 

 

As melhores harmonizações com a bebida são com carnes brancas, de caça, peixe e pimentão. Para  tirar proveito do melhor da bebida, o recomendado é deixar o vinho respirar antes de servir em um decanter.

 

Deguste

 

Na VinhoBR você encontra o Pinot Noir Casillero del Diablo e outros rótulos da marca, como Carmenere, Merlot, Cabernet Sauvignon. Confira!