Conhecidos desde a época dos romanos, os Prosecco ficaram famosos a partir de uvas brancas do nordeste da Itália. Acontece que a disseminação do nome fez com que a bebida perdesse parte de suas raízes, por isso, em 2009, produtores reivindicam a personalidade original da bebida.
Neste ano, a denominação de origem do Prosecco foi atualizada e elevada para Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG). A uva que produz a bebida, então, passou a se chamar Glera.
Por ter o controle de origem, o Prosecco tem pré-determinada a região e métodos de produção, graduação alcoólica mínima e fórmula, além das variações aceitáveis.
O que é considerado um vinho Prosecco
O Prosecco precisa ter, no mínimo, 85% de uva Glera. Os outros 15% podem ser compostos pelas cepas: Pinot Neto, Chardonnay, Pinot Bianco, Perera, Verdiso, Pinot Grigio, Bianchetta Trevigiana e Glera Lunga.
De acordo com a denominação de origem, as uvas precisam ser vinificadas em branco. Outro fator que determina as características do Prosecco é o açúcar residual. A depender da quantidade eles podem ser Brut, Demi-Sec, Seco ou Extra-Dry.
O método de vinificação permitido é o chamado Charmat, onde a segunda fermentação é feita em tanques.
Onde podem ser produzidos os Prosecco e como eles são?
As denominações de origem do vinho permitem que sua produção seja no nordeste da Itália, entre o Mar Adriático e os Alpes. Os Prosecco DOC são feitos nas regiões de Friuli Venezia Giulia e Veneto.
Os vinhos dessa denominação geralmente têm uma cor mais amarelada, com reflexos esverdeados.O aroma traz frutas cítricas, flores brancas, maçã verde e pêssego. Ele tende a ser leve, frutado e refrescante.
Já os Prosecco DOCG são produzidos na região de Veneto. Eles tendem a ser mais secos, leves e elegantes. No olfato, também puxam para flores brancas e frutas cítricas, mas trazem um toque vegetal. O corpo é delicado e o vinho é macio.
A depender das regiões produzidas, tanto os com DOC quanto os com DOCG podem ter variações de sabores, aromas e corpo. Mas tudo dentro de parâmetros controlados por lei.
Harmonização com Prosecco
Esses vinhos harmonizam bem com canapés, salmão, comida japonesa, saladas e pratos leves.
Na VinhoBR você encontra a melhor seleção de Prosecco com um ótimo custo-benefício. Confira as opções.