Vinho e saúde cardiovascular: entenda a relação

Quem nunca ouviu dizer que vinho faz bem ao coração? Pois é, a máxima não é mais um mito sobre vinhos. Se ingerida na quantidade certa, a bebida pode sim trazer benefícios para o corpo, principalmente para o sistema cardiovascular. 

Isso acontece por conta de uma substância presente nas uvas que dão origem aos vinhos. Mas vale ressaltar que não é qualquer rótulo que faz bem à saúde. Vinhos com adesão de açúcar, por exemplo, têm seu benefício anulado pela substância. 

Saiba mais sobre  porque os vinhos fazem bem ao corpo e como ingerir a bebida de uma forma saudável. 

Por que o vinho faz bem ao coração?

De acordo com uma pesquisa da American Heart Association, o hábito de beber pequenas quantidades de vinho tinto diariamente pode ajudar a reduzir em até 30% o risco de infarto. Além disso, a bebida pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, a controlar o colesterol e a diminuir a pressão.

Isso tudo é possível graças ao resveratrol, uma molécula presente na semente e na película das uvas. Ela é capaz de reduzir as lipoproteínas de alta densidade (LDL, também conhecido como colesterol ruim) e aumentar o colesterol de baixa densidade (HDL, ou colesterol bom). 

O controle do colesterol permite que o corpo tenha menos propensão de formar placas de gordura nos vasos sanguíneos e artérias, dando a elas mais  elasticidade. Além disso, uma pesquisa da Queen Mary University of London, mostrou que a substância presente no vinho também é capaz de reduzir a síntese de Endothelin-1 ( ou E-1), que é um peptídeo vasoativa que colabora para o desenvolvimento de aterosclerose coronária. 

Qual a quantidade ideal de vinho que faz bem para a saúde?

Esses benefícios, no entanto, só são alcançados com a ingestão moderada da bebida diariamente. Isso significa que beber uma garrafa inteira no sábado a noite apenas não vai fazer com que a bebida tenha impacto positivo na saúde. 

De acordo com a nutricionista Rosana Raele o “consumo moderado de vinho, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma dose diária para mulheres e duas doses para homens”,

Uma dose corresponde a 90ml de vinho tinto ou 125ml de vinho branco. Ou seja, menos de uma taça por dia é o suficiente para alcançar os benefícios. 

Só o vinho tinto faz bem ao coração?

O vinho tinto é o que mais apresenta concentração de resveratrol e, portanto, é o que mais traz benefícios à saúde. Porém, o vinho branco também apresenta a substância e possui uma quantidade satisfatória de antioxidantes. 

Como falamos, porém, não é qualquer rótulo que traz os benefícios. Os menos “puros”, com adesão de outras substâncias no processo de vinificação, tendem a não apresentarem as mesmas vantagens. 

Mas temos uma boa notícia para os amantes de rótulos nacionais, estudos mostraram que os vinhos brasileiros têm uma média de 2,57mg/L de resveratrol. Para se ter uma ideia, os rótulos portugueses apresentam uma média de 1mg/L da substância e os chilenos e argentinos, 1,21mg/L.
Agora que você já conhece os benefícios dos vinhos à saúde cardiovascular, que tal começar a ingerir uma dose da bebida por dia? Na VinhoBR você encontra a melhor seleção de rótulos, pelo menor preço. Confira.