Consumo de vinho dobrou na última década

O vinho é conhecido por ser uma bebida europeia, mas esse estigma vem mudando ao longo dos anos. Cada vez mais os brasileiros se interessam, consomem e produzem vinhos, colocando o país no mapa mundial de relevância da bebida. 

Para se ter uma ideia, nos últimos 10 anos dobrou o número de consumidores de vinhos no país. O levantamento Wine Intelligence mostrou que cerca de 36% da população brasileira adulta consome a bebida — em 2010 esse número era a metade do que é hoje. 

Com isso, o Brasil se aproximou do consumo registrado nos Estados Unidos, onde a produção é mais tradicional. 

Pandemia e maior consumo de vinho no Brasil

A pandemia deu um impulso nesse maior consumo por aqui. Uma pesquisa da IWSR Drinks Market Analysis mostrou que os brasileiros foram os que mais testaram novas bebidas durante esse período. 

Antes, os brasileiros estavam mais acostumados a beber vinho em momentos de festividade. Após esse período, as pessoas aderiram a esse hábito no dia a dia e passaram a querer se informar mais sobre os tipos da bebida. 

Seja para harmonizar com um prato feito em casa ou para degustar em uma noite de lazer, o vinho ganhou a casa dos brasileiros. 

Para se ter uma ideia, o consumo per capita passou de 2 litros por ano, para 2,8 litros. O crescimento é significativo para o país, mas ainda está longe dos líderes desse mercado. Portugal, por exemplo, tem uma média de consumo de 50 litros per capta por ano. 

Mas esse número já colocou o Brasil como o 14º mercado de vinho mais atrativo do mundo em 2021.

O que os brasileiros tomam?

Por mais que o consumo tenha aumentado, o paladar dos brasileiros ainda não é tão maduro para a bebida. Cerca de 70% dos vinhos consumidos no país são caracterizados como de mesa, ou seja, aqueles mais doces. 

Os 30% restantes são representados por vinhos finos, sendo a maioria deles tinto. 

Tendência de alta

O movimento de mercado ainda aponta para alta. De acordo com a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), entre janeiro e fevereiro deste ano foram consumidos  40 milhões de litros da bebida,espumantes e sucos de uva. 

Se formos comparar com o ano anterior, esse número representa um aumento de 53%. Que tal se juntar a esses brasileiros e experimentar cada vez mais da bebida, sempre com moderação? 

Na VinhoBR você encontra as melhores opções de rótulos com um ótimo custo-benefício. 

Confira.