A estação mais quente do ano faz com que as pessoas se afastem dos rótulos de vinhos tintos. Apesar de alguns funcionarem bem no verão, como os mais leves, frescos, com poucos taninos e que passaram por barricas de carvalho, a maioria dos consumidores busca bebidas mais refrescantes.
E engana-se quem pensa que, sendo assim, não existem vinhos ideais para o verão. Nessa época do ano entram em cena os espumantes, rosés e brancos, que podem ser consumidos gelados.
As opções são ideais para serem apreciadas em happy hours, na beira da praia ou na piscina. Conheça melhor cada uma delas:
- Espumantes
Queridinhos desta época do ano, os espumantes são ideais para as festas e para espantar o calor. Mas para acertar na pedida, é preciso ficar atento aos diferentes tipos de espumante. Os dois principais são:
- Brut: é uma ótima opção para os que preferem bebidas mais secas e menos doces. Os rótulos harmonizam bem com peixes, massas, queijos e aves, sendo uma ótima pedida para o verão. O espanhol Cava Freixenet Cordon Negro é uma boa opção. Ele apresenta aromas finos, predominância de toques de frutas verdes e fundo cítrico
- Moscatel: essa já é uma opção para quem prefere bebidas mais adocicadas, delicadas e aromáticas. Combina bem com frutas doces, sorvetes e amêndoas. Idealmente servida entre 4ºC e 6ºC, uma boa opção é o Don Guerino, espumante brasileiro com aroma intenso floral e frutado.
- Brancos
Os vinhos brancos tendem a ser mais refrescantes também, principalmente os produzidos com as uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay. Isso porque eles geralmente são mais frutados e leves, o que combina perfeitamente com o verão.
Os rótulos podem ser apreciados entre 8ºC e 12ºC e combinam bem com aves, frutos do mar e alimentos apimentados.
Uma boa opção de Sauvignon Blanc é o argentino Benjamin Nieto Suave. No nariz ele apresenta notas de flores brancas, tem textura suave, além de ser fresco e delicadamente doce.
Já para quem prefere os Chardonnay, uma boa pedida é o chileno Andes Plateau, que apresenta notas de maçã verde, limão e tangerina, além de ser refrescante e muito equilibrado.
- Rosé
Os queridinhos do verão, no entanto, são os rosés. Geralmente jovens, eles costumam ser leves, frescos e fáceis de serem consumidos. Esses rótulos podem ser produzidos a partir de uvas brancas e tintas e seu modo de fabricação faz com que os taninos sejam suaves.
Existe também a variação de rosé ice, que são os já pensados para serem consumidos com gelo ou como ingrediente de um drink. Uma boa alternativa é o Casa Motter Vinho Rosé Summer Ice. Feito a partir de cascas de Merlot, ele tem aromas intensos de frutas vermelhas, corpo médio e bom equilíbrio de açúcar.
Agora que você já conhece 3 boas opções de vinhos para o verão, que tal apreciá-los? Na VinhoBR você encontra o melhor custo-benefício.