Conheça as 4 tendências que marcarão o mercado de vinhos em 2023

O ano mal começou e já traz boas notícias para os amantes de vinhos: de acordo com o relatório Liv-ex, os preços das garrafas devem sofrer uma desvalorização neste ano. Com a popularização e maior consumo da bebida durante a pandemia, aumentou a demanda por rótulos mais baratos, o que diminui o ticket médio dos vinhos. 

De acordo com a EducaVinhos, cerca de 70% das garrafas comercializadas no Brasil são de até R$80 e o  preço é o segundo fator mais importante para a escolha de um rótulo.

A ordem utilizada pelo brasileiro para escolher um vinho é a seguinte:

  • Tipo (se é branco, rosé, tinto, espumante etc)
  • Preço 
  • País de origem
  • Variedade (tipo da uva)
  • Harmonização
  • Marca

Sendo assim, a pressão por preços acessíveis influencia o mercado brasileiro, porém as tendências são definidas a partir do tipo de vinho mais consumido no país. O vídeo da EducaVinhos elencou 5 projeções dos tipos de vinho que deverão ser mais consumidos em 2023, confira:

  1. Espumantes

Essa bebida é naturalmente ligada a comemorações, sendo assim, sua venda teve uma queda durante o período pandêmico. Porém, a expectativa é que 2023 as pessoas voltem a comemorar mais e, assim, consumir mais espumante. 

Além disso, o clima tropical faz com que essa seja uma ótima pedida. Afinal, a bebida é refrescante e pode ser consumida gelada. A aposta do mercado para o verão é, principalmente, os espumantes rosés – que além de tudo, são mais instagramáveis.

  1. Brancos

Os vinhos brancos tendem a ser mais aromáticos e refrescantes, o que facilita seu consumo. Sendo assim, rótulos de brancos aromáticos são tendência para 2023, atraindo desde quem não entende muito bem ainda sobre o universo de vinhos, até os especialistas. 

Os brancos que devem ganhar destaque são principalmente os produzidos a partir de Chardonnay, Sauvignon Blanc, Moscato e Pinot Grigio.

  1. Tintos disruptivos

As pessoas estão cada vez mais consumindo de forma mais consciente – e os vinhos não passam imunes a essa tendência. Sendo assim, vinhos com origem vegana e orgânica têm ganhado destaque e prometem ganhar muito mais em 2023. 

  1. Rose Ice

Essa categoria de rosé pode ser misturada com gelo e servir de base para drinks. Isso faz com que ela seja de grande aceite do público e uma tendência para 2023. 

Faça parte das tendências. A VinhoBR traz rótulos que se encaixam em todas as categorias. Escolha o seu.