Com uma história que remonta a mais de 300 anos atrás, os Vinho Africa do Sul refletem as tradições do Mundo Antigo, mas são também influenciados pelos estilos contemporâneos do Mundo Novo.
Esta rara combinação ajuda a explicar a crescente popularidade internacional de vinhos sul africanos nos últimos anos.
A produção de Vinho África do Sul remonta ao ano de 1659, sete anos depois de Jan van Riebeek ter instalado uma base para a Companhia da Índia Oriental Holandesa em Table Bay.
Vinho Africa do Sul
Quando Simon van der Stel tornou-se primeiro Governador do Cabo em 1679, ele encorajou ativamente o cultivo de mais videiras e estabeleceu o seu próprio vinhedo em Constantia.
A produção melhorou quando protestantes Huguenotes, fugindo da perseguição da França Católica, chegaram à Africa do Sul em 1688, e fundaram o distrito de Franschoek, ou “Canto francês”.
A indústria de vinho do Cabo floresceu no século 18 quando as Guerras napoleônicas cortaram o fornecimento de vinhos franceses à Inglaterra. Porém, depois da paz, as exportações de vinho para a Inglaterra caíram, e em 1886 uma doença dizimou os vinhedos. O golpe final foi a eclosão da Guerra anglo-bôer que mergulhou a indústria de vinho no caos.
A estabilidade voltou em 1918 com o estabelecimento da Associação da Cooperativa de vinicultores, ou KWV, que funciona atualmetne como uma organização de marketing em nome dos seus 5000 acionistas fazendeiros de vinho.
Cape Town é a porta de entrada para a região das vinícolas Sul Africanas. O clima mediterrâneo, com verões mornos e chuva de inverno, combinado com um solo rico, assegura o crescimento de videiras fortes e saudáveis.
A terra de vinho do Cabo estendem-se para além de uma área enorme, da região da Costa Ocidental do norte na costa Atlântica para o deserto do Klein Karoo. São cultivados mais de 100 000 hectares de vinhedos e vinhos em mais de 340 adegas de vinho e propriedades.
Variedades de uva de Vinho vinho Africa do Sul branco incluem Chenin Blanc, Colombard, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling e Semillon.
Entre os vinhos Africa do Sul tintos estão Cabernet Sauvignon, Pintoage (uma variedade que é quase exclusiva à África do Sul), Merlot, Shiraz e Pinot Noir.
Em 1973, as terras de vinho Africa do Sul foram divididas numa série de regiões oficiais, distritos e bairros.
O Cabo da África do Sul orgulha-se de cinco regiões de vitivinicultura, o Coast, o Olifants River, Boberg, Breede River Valley, e Klein Karoo.
Todas têm suas próprias rotas de vinho onde visitantes são sempre bem-vindos.
A Região Litoral consiste nos distritos de Paarl, Stellenbosch, Swartland, Tulbagh, Tygerberg e Cape Point. Muitos bairros importantes, tais como Constantia, Durbanville, Franschoek e Simonsberg, ficam dentro desta área.
A Rota 62, que serpentea pelo Breede River Valley e o Klein Karoo, atravessa cidades produtoras de fruta e vinho de Barrydale, Montagu, Ashton, Bonnievale, Tulbach, Paarl e Wellington, tornando-a a rota de vinho mais longa do mundo.
Regiões de Vinho Africa do Sul
Paarl–Cerca de 50km de Cape Town, Paarl situa-se no Rio Berg ao pé da Montanha de Paarl, Durbanville, Constantia, Tulbagh, Swartland, Rio de Olifants, Klein Karoo, Vale de Robertson, Worcester, Overberg
A principal uva de Vinho Africa do Sul e a Pinotage