Aprenda como fazer a harmonização de vinho e salada

A harmonização de saladas com vinho é menos comum devido aos temperos utilizados, mas é possível criar combinações deliciosas. 

Principalmente em lugares mais quentes, saladas encorpadas podem representar uma refeição completa e podem, também, ser acompanhadas de uma boa taça de vinho. 

O consumo de salada tem aumentado na mesma medida que as pessoas têm buscado por uma vida mais saudável. As verduras e vegetais são alimentos completos que dão os nutrientes necessários, geralmente com baixo valor calórico atribuído. Porém, engana-se quem pensa que as saladas só podem servir de entrada ou acompanhamento do prato principal.

Saladas mais robustas, com carnes, queijos, nozes e cogumelos oferecem uma refeição completa, nutritiva e saudável. 

É importante, neste caso, considerar a técnica de harmonização por contraste ou afinidade para valorizar os sabores. Experimente diferentes combinações para descobrir novas harmonizações e impressionar seus convidados. 

Continue a sua leitura para saber mais sobre esta combinação. 

Como harmonizar vinho e salada?

A primeira “regra” é que para folhas mais amargas, como alface e rúcula, é preciso escolher um vinho mais suave, como o Sauvignon Blanc. Isso porque as características das folhas podem  acentuar o amargor do vinho se está for uma nota marcante nele. 

Agora, para vegetais crus e crocantes, como rabanete e cenoura, o ideal são vinhos com mais estrutura. Se a ideia for grelhar ou assar os legumes, aposte em uma taça de Merlot para acompanhar. 

Para saladas mais completas, onde uma proteína – geralmente peixe ou frango – acompanha o prato, o ideal é ficar no lugar seguro: brancos ou rosés. Mas se preferir um tinto, prefira os mais frutados e sem madeira. 

Já quando o acompanhamento for com cogumelos grelhados, o Pinot Noir é uma ótima pedida. Outro elemento que costuma integrar as saladas mais completas são as castanhas ou frutas secas. Nesses casos, opte por uma taça de Chardonnay. 

Pensando em algo mais refrescante e com a cara do verão, saladas acompanhadas de frutas vermelhas harmonizam bem com vinhos tintos leves, sem taninos e frutados. Lembre-se: os sabores precisam se “ajudar” e não competir por sua atenção. 

Por fim, saladas que são acompanhadas por queijos vai depender muito do estilo do laticínio. O parmesão, por exemplo, combina mais com Chardonnay, enquanto gorgonzola com Riesling — que também pode fazer uma dupla incrível com saladas com frutas como maçã e pera. 

Para quem gosta da salada bem temperada com vinagre, fica uma dica final: acompanhe o alimento com um Sauvignon Blanc.

Veja nosso Guia de vinhos para refrescar em dias quentes

O vinho é uma bebida versátil que combina bem com diversas saladas, basta escolher os ingredientes e temperos certos. Experimente diferentes combinações e não se prenda a regras rígidas. Amplie seu repertório de harmonização e experimente combinações com frutos-do-mar.

Agora que você já sabe que tipo de vinho combina com cada estilo de salada, acesse o site da VinhoBR  e escolha o melhor rótulo para começar sua vida mais saudável.