Chile

Conheça Tudo sobre Vinhos do Chile e Sua História

As primeiras videiras dos Vinhos no Chile plantadas, foram trazidas em meados de 1550 pelos missionários da Espanha que elaboraram vinhos por vários séculos com técnicas primitivas.

No século XIX o Chile se tornou independente das leis espanholas, e os investimentos começaram. Os resultados foram surpreendentes: o Chile tornou-se conhecido quase que da noite para o dia como a capital mundial do vinho de custo-benefício. Os milhões de consumidores associavam o Chile com vinhos varietais baratos e deliciosos, prontos para beber.

Com planos mais ambiciosos, os mesmos produtores incrementaram o vinho barato para impressionar os consumidores, criando vinhos de diferentes estilos: vinhos modernos, limpos, frutados; e ainda um outro estilo, concentrado na “finesse” e elegância. Todas essas condições fizeram do Chile a Bordeaux do hemisfério Sul e deram origem as categorias de vinhos reservas, gran reservas, premiuns e super premiuns.

O Chile apresenta vários micro climas e terroirs distintos. Isso devido a sua posição geográfica e suas barreiras naturais que o protegem da grande praga chamada Filoxera.

– Ao Norte – Deserto do Atacama

– À Leste – Cordilheira dos Andes

– Ao Oeste – Cordilheira da Costa / Influência Marítima

– Ao Sul – Geleiras

 

Chile: 117.000 hectares plantados – 75% são de uvas tintas, dessas 50% são de Cabernet Sauvignon.

Consumo por pessoa/ano – 19 litros

 

Uvas Tintas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Carménère, Syrah, Cabernet Franc, País

 

Uvas Brancas: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, Viognier, Semillon, Gewurztraminer.

Carménère – a uva símbolo

uva-carmenere-chile-www.vinhobr.com.br

O vinicultor chileno (Vinho Chileno) tem orgulho de dizer que são praticamente os únicos produtores de vinhos da uva Carménère. Ela é a uva do momento e tem uma curiosa história.

Ao final do século XIX, princípio do século XX, os missionários da França trouxeram variedades nobres, brancas e tintas para iniciar a vitivinicultura no Chile. Há alguns anos um ecólogo francês confirmou que uma grande parte das uvas cultivadas como Merlot eram na verdade uma antiga variedade de Bordeaux que havia desaparecido por causa da filoxera, a uva Carménère. A partir daí ela foi isolada e passou a receber uma atenção especial.

Características da uva Carménère – cor vermelha violácea profunda. Tem aromas de frutas vermelhas como a framboesa e a amora, terra molhada e especiarias, com um toque herbáceo que varia de acordo com o nível de maturação da uva. Seus taninos são suaves e elegantes.

Podemos dizer que os chilenos ainda estão aprendendo a cultivar a Carménère. Até o momento os melhores resultados são observados no Vale de Colchágua.

REGIÕES PRODUTORAS

Vinho-Chileno-vinhos-do-Chile-www.vinhobr.com.br

Vinho Chileno, Vinhos do Chile, Chile,

Região Norte

Elqui e Limarí

Regiões no extremo norte do País. Os primeiros projetos surgiram em 1995. Altitudes baixas que se beneficiam pelas brisas marítimas que garante uma temperatura mais amena. Destaque para a uva Syrah.

Aconcágua

Aconcágua é a região mais quente e seca do Chile (Vinho Chileno), especializando-se em Cabernet Sauvignon encorpados e outros tintos. Paradoxalmente, a sub-região de Casablanca, é uma das mais frescas do país devido a seu clima litoral.

Essa nova região se especializou em Chardonnay e Sauvignon Blanc com aromas cítricos, sabores de frutas tropicais e boa acidez. São considerados como os vinhos brancos mais interessantes do país.

Vale Central
Maipo, ao sul da cidade de Santiago, é pequeno, mas bem-representado em termos de exportação; produz brancos e tintos particularmente Chardonnay e Cabernet Sauvignon.

Na área de Rapel, as uvas de Semillon e Cabernet Sauvignon predominam. A sub-região de Colchágua, ao sul, teve grandes investimentos nos anos 90 pelas vinícolas “boutique”, cujos vinhos começaram a atrair a atenção da crítica internacional. Uma nova concentração em plantio nas encostas promete vinhos de excelentes terroir. O vinho reina absoluto nessa região. Os notáveis Cabernet Sauvignon de Colchágua, o Merlot, o Cabernet Franc e Syrah originam vinhos densos, amadurecidos em barricas de carvalho e muito saborosos. Colchágua produz um Carménère notável, assim como distintos Chardonnay.

 

Maipo

 

Subdivisões do Vale do Maipo:

Maipo Alto – Macul, Puente Alto, Pirque, Buin.

Sub-regiões próximas da Cordilheira dos Andes ideal para a uva Chardonnay

Maipo Médio – Isla de Maipo e Talagante

Excelentes e generosos Cabernet Sauvignon e Carménère

 

Maipo Costa

Sub-regiões próximas ao Oceano Pacífico: Melipilla, San Pedro. Vinhos muito frutados.

 

Rapel

 

As características especiais desse vale privilegiam a produção de vinhos finos graças a suas condições climáticas e de solo, que permitem o cultivo de uma ampla gama de variedades.

 

Subdivisões do Vale de Rapel:

Cachapoal: Vinhedos aos pés da Cordilheira dos Andes

Alto Cachapoal: Rancágua (Granemos, Mostazal, Codegua, Olivar), Requinoa, Rengo (Malloa, Quinta de Tilcoco), originam Cabernet Sauvignon frescos e elegantes; Carménère mais interessantes do Chile.

 

Filmo: Vinhedos próximos a Cordilheira da Costa (Pichidegua, Las Cabras, San Vicente). Mais quente do que Cachapoal; Vinhos mais alcoólicos; Grande potencial de maturação e doçura com destaque para a uva Carménère.

 

Colchágua: 90% uvas tintas – Cabernet Sauvignon, Carménère, Syrah

– Lolol, Marchihue;

– Peralilo, Palmilla, Santa Cruz, Manes – destaque Apalta e Ninquén;

– San Fernando e Chimbarongo.

 

Curicó

As diversas características deste vale privilegiam a produção de variedades finas, graças a suas condições climáticas e de solo.

Sub-regiões do Vale de Curicó:

Valle de Teno – Rauco (Hualañé), Romeral (Teno)

Valle de Lontué – Molina (Rio Claro, Curicó), Sagrada Família

Maule

Ainda mais ao sul, Maule, pela influência marinha é uma das áreas mais frescas e mais nubladas, produz ainda quantidades grandes da variedade Pais para o consumo doméstico, assim como Cabernet Sauvignon, Merlot, Semillon, Chardonnay e Sauvignon Blanc para exportação. As primeiras vinícolas foram plantadas no século XVII.

Sub-regiões do Vale do Maule:

Claro Valley – Talca (Maule, Pelarco), Pencahe, San Clemente

Loncomilla Valley – San Javier, Villa Alegre, Parral (Retiro), Linares (Bom Ervas)

Tutuvén Valley – Cauquenes

 

Bio-Bio , Malleco

Bío-Bío, a área mais ao sul e a maior do Chile, cultiva uvas como a Pais (para vinhos simples) e Moscatel de Alexandria (para consumo in natura).

 

Clique aqui e encontre os melhores vinhos em um só lugar!