Como é feita a avaliação dos Vinhos pelo Guia Descorchados?

010 1200x628 facebook 003

O Guia Descorchados é uma famosa publicação entre quem aprecia e produz vinhos. Criado em 1999, ele traz a avaliação dos principais rótulos e vinícolas da Argentina, Chile, Uruguai e Brasil. A publicação norteia o consumo de vinhos nestes países, indicando aos leitores quais os melhores rótulos e dando dicas de para qual ocasião são mais adequados. 

 

A degustação e avaliação das bebidas é feita pelo jornalista  Patrício Tapia, formado em jornalismo pela Universidade do Chile e diplomado em Degustação e Enologia pela Faculdade de Enologia da Universidade de Bordeaux, na França. Por conta das especializações e os anos em que atua nesta área, Patrício é um renomado especialista. 

 

Ele foi o criador do Guia Descorchados, categorizando, a princípio, os vinhos chilenos, que vinham ganhando notoriedade, e depois os mais recentes vinhos argentinos, que também ganharam notoriedade ao longo dos anos. 

 

Patrício, além do Guia, escreve para publicações internacionais sobre vinho, para um jornal chileno e ainda participa de um programa de TV argentino sobre o assunto.

 

Guia Descorchados

 

Para montar o Guia, Patrício faz a degustação de diversos vinho – para edição de 2019, foram avaliados mais de três mil vinhos, entre chilenos, argentinos, uruguaios e brasileiros. Depois, o especialista elenca as bebidas de acordo com diferentes fatores, chegando nas notas:

 

80 a 85 – Vinhos simples, para consumo diário. 

 

86 a 90 –  Rótulos mais complexos, mas ainda assim indicados para um consumo mais diário. 

 

91 a 95 – Bebidas excelentes que devem ser apreciadas com mais atenção.

 

96 a 100 – Vinhos que se aproximam da perfeição. 

 

O Guia é publicado em espanhol, português e inglês ( desde 2016). A versão de 2019 chega a ter mais de mil páginas, avaliando vinhos de 180 vinícolas argentinas, 220 chilenas, 30 uruguaias e 39 brasileiras. 

 

A publicação é ideal para quem quer se manter atualizado sobre os principais rótulos sul-americanos. Você pode degustar alguns dos vinhos presentes no Guia  na VinhoBR. Aproveite!