Comprar vinhos online virou rotina para muitas pessoas. Se antes da pandemia consumir esses produtos por meio da internet era privilégio de quem entendia sobre o assunto, hoje mesmo os iniciantes no universo dos vinhos podem aproveitar as vantagens de adquirir um bom rótulo sem sair de casa.
Mas é claro que esse tipo de consumo levanta algumas dúvidas, como: qual site é confiável? Como escolher o melhor vinho? Como saber se a garrafa vai chegar intacta? Nesse post vamos te contar tudo sobre como comprar vinho online. Acompanhe.
Onde comprar vinhos online?
Existem diversas lojas virtuais que vendem vinhos online. As principais se encaixam em 3 categorias:
- Grande varejistas: e-commerces e lojas virtuais de grandes marcas varejistas tendem a ter um bom preço, mas não necessariamente variedade de opções.
- Lojas especializadas: com nomes menos famosos, os sites especializados em vender vinho geralmente tem um bom custo-benefício e mais opções de rótulos.
- Site de fabricantes: os produtores de vinho têm criado o seu próprio canal de vendas também. Neles, só se encontra uma marca, mas geralmente conseguem fazer um preço mais atrativo.
Como saber se o site é confiável?
Independente de qual a categoria do lugar onde vai comprar vinho online, uma dúvida sempre paira: será que esse site é confiável?
Para não cair em golpes é importante sempre se atentar em algumas características do site, como:
- Confira a URL: geralmente os sites mais seguros iniciam a URL com o h, então se o endereço começar com https, a chance de ser seguro é maior. Outra questão é notar se a URL é a oficial do site. Muitas vezes golpistas fazem URLs muito parecidas com as originais e sites “gêmeos” para enganar os consumidores.
- Pesquise sobre a reputação do site: se alguém já sofreu algum golpe dentro do site ou recebeu produto com avaria, deve existir uma reclamação em algum lugar. Por isso, procure no Reclame Aqui ou em outros endereços o site onde quer fazer a compra e veja se é confiável e se a entrega é segura.
- Procure pela Política de Privacidade: quase todos os sites hoje apresentam os termos de privacidade na primeira página, isso garante ao consumidor que o endereço virtual terá responsabilidade no uso de seus dados.
- Procure os contatos: caso o site apresente telefone ou endereço, dê uma pesquisada para saber se são verídicos. Assim, se algo der errado durante a sua compra, é possível contactar a empresa para reclamar.
- Confira os selos de segurança: sites sérios geralmente apresentam selos de segurança que garantem a responsabilidade deles para com o consumidor.
Como escolher o vinho?
Agora que você já sabe onde encontrar vinhos na internet e como saber se o site é seguro, chegou a melhor parte: saber como escolher o rótulo.
Geralmente em lojas físicas um profissional especializado fica à disposição para tirar dúvidas sobre os produtos. Em algumas lojas online, chats ajudam nesse papel, oferecendo consultoria para a compra de rótulos.
A grande vantagem das lojas onlines neste quesito é que o consumidor pode escolher a forma como procurar os vinhos: por uvas, por país de origem, por preço ou por data. Sendo assim, fica mais fácil de achar um rótulo que agrade.
Se tiver dúvidas sobre quais uvas escolher, use esse guia das principais (lembrando que essas características gerais podem mudar de acordo com o modo de fabricação):
Cabernet Sauvignon: dá origem a vinhos tintos mais encorpados e com taninos mais fracos.
Chardonnay: dá origem ao vinho branco mais popular, por conta de suas notas frutadas.
Tempranillo: uva espanhola que gera tintos com sabor frutado e aroma de especiarias.
Riesling: origina um vinho branco aromático e delicado.
Syrah: gera vinhos tintos estruturados e levemente frutados
Sauvignon Blanc: dá origem a vinhos brancos minerais e com boa acidez.
Tannat: origina vinhos tintos encorpados e com taninos fortes.
Merlot: gera tintos macios e aveludados.
Carménère: produz tintos encorpados e com taninos marcantes.
Malbec: dá origem a vinhos aromáticos.
Agora, se a dúvida for como escolher a uva por país de origem, procure preferencialmente por:
Argentina: Malbec, Syrah ou Cabernet Sauvignon
Uruguai: Tannat, Chardonnay e Syrah
Chile: Carménère, Sauvignon Blanc ou Cabernet Sauvignon
Brasil: Merlot, Chardonnay ou Pinot Noir
Espanha: Tempranillo ou Sauvignon Blanc
França: Merlot ou Cabernet Franc
Portugal: vinho do Porto ou Touriga Nacional.
Uma curiosidade interessante é que no chamado novo mundo os vinhos são comercializados usando o nome da uva com o qual são produzidos. Já no velho mundo, é mais comum o uso de blends de uvas de regiões específicas e o uso do nome das vinícolas no rótulo, por isso é difícil dizer as melhores uvas de cada país europeu.
Compre vinhos online
Uma última dica é usar a pesquisa a seu favor. Já que já está usando a internet para comprar seu vinho, aproveite para pesquisar qual a melhor harmonização, qual a média de preço e indicações especiais. Assim a chance de você acertar na compra é maior.
A VinhoBR é uma loja virtual especializada em vinhos. Aqui seguimos todos os parâmetros de segurança virtual e oferecemos os rótulos com o melhor custo-benefício. Agora que já sabe como comprar vinhos online, escolha um dos nossos produtos.