Esclareça suas dúvidas sobre vinho: respostas para 8 perguntas frequentes

O mundo dos vinhos parece muito misterioso para os iniciantes. Isso porque existem diversas dúvidas sobre como apreciar a bebida, como harmonizá-la, armazená-la e diversas outras perguntas que são frequentes neste universo. 

Para ajudar e dar segurança para quem quer começar a entender mais sobre vinhos, separamos um guia esclarecendo as 8 principais dúvidas sobre o assunto. Confira. 

1- Qual o melhor vinho?

Essa é uma pergunta sem resposta. O melhor vinho depende, necessariamente, do paladar da pessoa, da ocasião e do que será servido em conjunto. 

Se a pessoa está começando no universo dos vinhos, por exemplo, os melhores rótulos serão os mais frutados, leves e com taninos mais fracos. Se a bebida acompanhar um jantar, vale harmonizar  com o que será servido. 

O ideal é sempre conversar com um especialista para entender a melhor opção para cada ocasião. 

2- Como harmonizar vinhos?

Aqui depende também. O ideal é ou começar pelo vinho e pesquisar para ver com que pratos ele combina, ou começar pelo menu e procurar o vinho que melhor se encaixa. Mas existe uma regra de ouro da harmonização que pode ajudar na escolha.

Via de regra, vinhos tintos combinam com carnes e molhos vermelhos; vinhos brancos combinam com carnes e molhos brancos; rosés combinam com frutos do mar e comidas mais refrescantes; e espumantes combinam com doces. 

Seguindo essas regras dificilmente você irá errar, mas se quiser se aprofundar mais, vale a dica de pesquisar sempre melhor a harmonização. 

3- Como guardar o vinho?

Existe uma discussão entre os especialistas sobre qual a melhor posição para fazer o armazenamento de garrafas fechadas. A conclusão mais aceita é de que se a garrafa tiver rolha de cortiça, deve ser armazenada na horizontal. Agora se a rolha for sintética ou scraw caps, é possível guardar a garrafa na vertical. Isso porque a cortiça precisa ser umedecida pela bebida para se manter hidratada e evitar que o seu ressecamento oxide o vinho. 

Independente da posição, vale lembrar de sempre guardar o vinho em um lugar protegido da luz e arejado. 

4- Quando decantar um vinho?

É comum vermos vinhos serem servidos em decanter e pensarmos que toda bebida precisa passar por esse processo. Mas isso não é verdade. A maior parte dos vinhos pode ser servida direto da garrafa sem nenhum problema. 

O decanter é indicado para vinhos jovens, encorpados e com taninos complexos. Assim, o contato com o oxigênio acelera a oxidação e deixa a bebida mais agradável de ser apreciada. 

Vinhos mais envelhecidos e suaves não precisam “respirar” antes de serem servidos. 

5- Em qual temperatura servir um vinho?

Aqui também depende. Como a variedade de vinhos é muito grande, dificilmente as respostas serão padrão para todos os tipos de bebida. Mas, no geral, vinhos tintos podem ser servidos entre 16ºC e 18ºC. Já os brancos, quando jovens podem ser servidos entre 6ºC e 8ºC, e quando envelhecidos entre 10ºC e 12ºC. 

6- Como degustar um vinho?

Existem três fatores a serem observados quando for degustar um vinho. O visual, vendo se não tem sedimentos na bebida e as lágrimas que formam na taça – quanto mais lentamente elas escorrerem e mais abundante forem, maior o teor alcoólico da bebida. 

O olfativo, sentindo as notas de flores, frutas ou especiarias para determinar as características da bebida. E o gustativo, sentindo as nuances do vinho na boca e reparando se o gosto condiz com o que foi descrito. 

Analisando esses fatores nessa ordem é possível ter uma melhor experiência com a bebida. 

7- Como segurar a taça?

A taça deve sempre ser segurada pela haste e nunca pela parte de baixo. Isso porque a mão pode transferir calor para a bebida e modificar a experiência que o degustador terá com ela. 

8- Vinho faz bem para a saúde? 

As uvas que dão origem aos vinhos possuem polifenóis,resveratrol e flavonóides. Essas substâncias são antioxidantes e podem ter um efeito benéfico para a saúde. Porém, o vinho também apresenta, em alguns casos, açúcar e álcool, que não são favoráveis para o consumo em excesso.  A recomendação é no máximo uma taça, aproximadamente 150ml, para as mulheres e duas taças para os homens, por dia. 

Agora que você já tirou as principais dúvidas sobre vinho, que tal degustar um? A VinhoBR tem os melhores rótulos com ótimos custo-benefício. Conheça.