Descubra as principais características do vinho Malbec

O vinho Malbec é um dos tintos mais consumidos do mundo. Original da região de Bordeaux, na França, se consolidou a partir da sua versão argentina. A bebida ainda é produzida no Chile, África do Sul e outras regiões e, apesar de cada uma trazer notas de sabor e aromas diferentes, ela mantém suas características únicas. 

Conheça mais sobre os diferentes tipos de Malbec, sua harmonização e história.

Quais as características do vinho Malbec? 

No geral, a uva Malbec costuma ser a porta de entrada para o mundo dos vinhos. Isso porque ela apresenta aroma e sabor mais frutados. Outra característica marcante deste vinho é a sua coloração intensa e fim de boca consistente. 

Quando mais jovens, tendem a ter aromas de ameixa, mirtilo ou framboesa. 

Mas, a depender da região onde o vinho é produzido, algumas das suas características podem sofrer alterações. Confira:

Malbec argentino

Produzido no país desde 1853, hoje o Malbec é um símbolo argentino. A produção desta uva aumentou 173% em vinte anos no país, que atualmente é o maior produtor de Malbec do mundo, respondendo por 75% dos rótulos comercializados. 

A principal região produtora é Mendoza, onde a uva dá origem a um vinho escuro, com notas minerais, especiarias doces, florais e frutas negras. Outras regiões, como Salta e Catamarca, dão origem a Malbecs com aroma de frutas vermelhas e pimenta, além de ter taninos firmes e elegantes. 

Malbec francês

O Malbec original tem, como de praxe, coloração densa, é mais ácido e apresenta aromas de frutas negras, especiarias, violetas e baunilha. Dependendo da forma como é produzido, o vinho pode ficar mais de 15 anos evoluindo em garrafa. 

Malbec chileno

O terceiro Malbec mais famoso do mundo  é o produzido no Chile. Por lá, a bebida  tem características mais encorpadas, com taninos mais ácidos. 

Como harmonizar o vinho Malbec?

O Malbec é de fácil harmonização, por isso também é considerado um vinho de entrada. É possível harmonizar a bebida com:

  • Pizzas de calabresa;
  • Churrasco;
  • Risoto de linguiça;
  • Massa com molho vermelho;
  • Queijos duros;
  • Chocolate amargo

Malbec é sinônimo de versatilidade

Além dos tintos mencionados, a uva Malbec também dá origem a rosés com aromas de frutas vermelhas e boa acidez.  Mas não é só nos diferentes tipos de vinho que sua versatilidade está impressa. 

Durante a história da uva, ela precisou se adaptar a diferentes situações para alcançar os patamares que está hoje. Conhecida por dar origem ao “vinho negro”, por conta da forte coloração da bebida que origina, a fruta foi originalmente encontrada na região de Cahors, no sudoeste da França. Mas foi em Bordeaux que ganhou sua popularidade. 

Por lá, começou a fazer parte de blends com Merlot, Cabernet Sauvignon,  Cabernet Franc entre outras uvas.Porém, na segunda metade do século XIX, a praga Filoxera atingiu a Europa e dizimou cerca de 40% dos vinhedos. 

Para a sorte dos amantes de vinho, nessa época a uva Malbec  já estava consolidada em outros países, como a Argentina. Por lá, ganhou ainda mais destaque, chegando a ser uma das uvas mais consumidas do mundo.  

Agora que você conhece mais sobre o vinho Malbec, que tal comprar o seu rótulo e apreciá-lo? A VinhoBR traz opções com ótimo custo benefício, conheça.