rótulos malbec

Malbec: conheça mais sobre o vinho e confira os melhores rótulos

Original da França, a uva Malbec ganhou popularidade na Argentina, maior produtor atual da casta, com 75% da produção mundial. Outros países também se destacam na produção de vinhos a partir dela, como é o caso da Austrália e Chile. 

Conheça mais sobre a uva Malbec e os melhores rótulos para apreciá-la.

 

Quais as principais características do Malbec?

O Malbec é uma ótima opção para quem está começando no mundo dos vinhos. Isso porque ele tende a ser mais frutado e agradável aos paladares menos acostumados com a bebida. 

No geral, o Malbec apresenta cor violeta intensa, bastante próxima da cor natural da uva. Seus taninos tendem a ser firmes e marcantes, além de ter um sabor fresco, frutado e ser encorpado. A bebida deve ser servida a 20ºC .

Mas vários fatores impactam no aroma e paladar dos Malbecs, como passagem por barricas, terroir em que é produzido e métodos de vinificação. Sendo assim, é possível achar rótulos a partir desta uva com diferentes graus de complexidade. 

 

Onde o vinho Malbec é produzido? 

A uva se adaptou ao clima e solo argentinos, dando origem a vinhos com taninos mais maduros do que o francês, textura aveludada e sabor frutado com notas de ameixas, amoras e cerejas negras. 

Mas também é comum na França, seu país de origem, onde geralmente formam vinhos com maior acidez natural e aromas de baunilhas, frutas pretas e especiarias. O Chile também é casa de Malbecs famosos, encorpados e com mais taninos que os argentinos. Por lá, é comum blends com Cabernet Sauvignon ou Syrah. 

 

Como escolher os melhores rótulos Malbec

 Dependendo do terroir em que a uva é criada, a forma de vinificação e o tempo de guarda, os rótulos de Malbec podem apresentar diferenças entre si, ganhando notas próprias. Para escolher a melhor é preciso levar em conta o seu paladar e os pratos escolhidos para harmonização. 

 

Harmonização com vinho Malbec

A possibilidade de harmonização de malbec é ampla, mas no geral o vinho combina perfeitamente com carnes vermelhas mais gordurosas, como costelas ou cordeiro, carnes de caça, risotos com acompanhamentos mais fortes e massas com molhos vermelhos. 

 

Conheça 6 rótulos selecionados de Malbec

Nieto Senetiner Patrimonial  – o vinho com denominação de origem argentina é vermelho com reflexos violáceos. No olfato apresenta notas de frutas vermelhas, compotas e violeta. Como é envelhecido em madeira, pode apresentar ainda aroma de caramelo. Harmoniza bem com carnes vermelhas e de caças, além de queijos semi-curados. 

Morandé Single Estate – proveniente do Chile, esse Malbec apresenta coloração vermelha, com reflexos violáceos intensos. No olfato, traz notas de frutas secas, amora, cereja, violeta e leve aroma de tabaco. Já no paladar o vinho é equilibrado na acidez e taninos. Harmoniza bem com aves assadas, porco com molho agridoce e queijos duros. 

 Weinert Malbec 2012  –  com mais de cinco selos de qualidade, esse vinho argentino é envelhecido três anos em barricas de carvalho francês. Isso impacta no aroma complexo da bebida. No paladar é bastante estruturado e apresenta toques de frutas maduras, baunilha e frutas secas.

Judas Malbec 2018  – mais um representante dos malbecs argentinos, este apresenta cor rubi brilhante. No olfato, é complexo e intenso, com notas de especiarias, cerejas, cravo, pimenta branca, menta, couro e chocolate. Já no paladar, o vinho é estruturado, com alta acidez e taninos aveludados. Harmoniza bem com carnes de caça, lombo de cordeiro e queijos mais fortes. 

Antracita Ice Wine – este argentino é de cor vermelha violácea intensa. Seu aroma traz notas de ameixas maduras, caramelo, figo e nozes. O vinho amadurece 24 meses em barril de carvalho francês e harmoniza bem com carnes vermelhas. 

Alta Vista Alto – esse blend argentino entre as uvas Malbec e Cabernet Sauvignon tem cor rubi intensa. No olfato traz notas de especiarias, chocolate, frutas pretas e mineiras. A bebida tem taninos finos e é muito persistente. Harmoniza bem com carnes vermelhas e carnes de caça.

Agora que você já conhece um pouco mais dos diferentes rótulos, tradicionais e inovadores, de Malbec, que tal experimentar uma taça? Na VinhoBR os vinhos Malbec apresentam o melhor custo-benefício. Confira.