vinho amarone

Conheça os vinhos Amarone

Famosos por seu sabor peculiar, os vinhos Amarone nasceram a partir de um descuido. Há mais de meio século, durante o processo de vinificação de um Recioto, vinho de sobremesa feito a partir das uvas Corvina, Corvinone, Randinella, Oseleta e Negrara, os profissionais esqueceram de interromper a fermentação de um barril. 

 

O Recioto precisa passar pouco tempo fermentando, para que o açúcar não se transforme todo em álcool, mantendo seu perfil adocicado. Acontece que ao esquecerem um barril durante a fermentação, o resultado foi a maior concentração de álcool e um vinho mais seco.

 

A bebida, porém, agradou os enólogos com seu sabor amargo mas com toques adocicados. O nome Amarone veio, inclusive, dessa nova característica –  em italiano amargo se diz “amaro”. 

 

Fabricação

 

O apreço pelo vinho “errado” o tornou uma nova categoria. Os vinhos Amarone della Valpolicella tem a certificação DOCG ( Denominazione di Origine Cotrollata e Garantita), o que  determina a região onde as uvas podem ser cultivadas e quais podem ser usadas na fabricação do vinho.

 

O Amarone deve, obrigatoriamente, conter  40% a 80% de uva Corvina Varonese e 5% a 30% da uva Randinella, ainda é possível se ter até 25% da Molinara. Mas as variações da bebida podem conter em menor quantidade uvas  Rossignola, Trentino, Barbera, Sangiovese e Negrara. 

 

Características

 

O blend de uvas e o processo de vinificação torna o Amarone uma bebida com cor  vermelho rubi, aroma com nuances de cereja, nozes e frutas negras. Seu sabor é regido pelo amargor, mas se mantém aveludado e equilibrado. Quando envelhecido, o vinho pode chegar até 17% de teor alcoólico. 

O ideal é servir o Amarone entre 18º e 20º. A bebida harmoniza bem com carnes vermelhas e queijos fortes.

Na VinhoBR você pode encontrar o Amarone pelo melhor preço. Experimente!