servindo vinho

Conheça vinhos sem álcool

Apreciadores de vinho, algumas vezes, esbarram na barreiro do álcool. Seja por conta de problemas de saúde como doenças cardíacas, diabetes ou pressão alta, seja por conta de convicções religiosas, estilo de vida ou maternidade, muitas pessoas precisam deixar de apreciar a bebida por conta do seu teor alcoólico. Para tanto, foi criado o vinho sem álcool.

 

Diferente que o suco de uva, que é feito a partir do cozimento da uva, junto de água e açúcar, o vinho sem álcool passa pelo mesmo processo de produção da bebida convencional, sendo que no final é adicionada uma etapa de desalcoolização, mantendo aroma e sabor.

 

Uma vida mais saudável

 

Os benefícios vão além da democratização do vinho entre pessoas que não consomem bebidas alcoólicas. Muito se diz que uma taça de vinho por dia é benéfico para a saúde, mas é preciso ter moderação justamente por causa da característica etílica da bebida. Quando se tira essa atributo, o vinho pode ser consumido quase que sem restrição.

 

Nesses casos ele contribui para diminuir a pressão sanguínea, efeito não causado pelo vinho tradicional; protege o coração por conta da presença de resveratrol, composto que ajuda no controle do colesterol, diminuição da fadiga e ainda é anti-inflamatório; além de ser menos calórico. 

 

A bebida geralmente é consumida por pessoas preocupadas com a saúde, que têm alguma restrição religiosa, doença ou estão temporariamente sem consumir bebidas etílicas. Os motoristas apreciadores de vinho também se beneficiam com essa versão, uma vez que podem apreciar a bebida sem preocupação em dirigir depois. 

 

Como é feito o vinho sem álcool

 

O processo de retirar o álcool do vinho não é tão comum porque além de não ser barato, gera uma grande perda da bebida. Para se ter uma ideia, na fabricação de  um litro de vinho tinto suave sem álcool são utilizados 2,4 litros da bebida convencional, para um litro de vinho tinto seco, são 3,5 litros do tradicional. 

 

Um vinho é considerado sem álcool quando seu teor etílico é menor do que 0,5%. Para chegar nesse número, os produtores podem usar três técnicas após o processo normal de fabricação da bebida:

 

  • Fervura: se aquece o vinho até o álcool evaporar por completo. Esse processo pode ser feito a vácuo a fim de proteger as características, sabores e aromas  da bebida.
  • Osmose reversa: mais cara, essa técnica consiste na filtragem do vinho para retirar  o álcool e a água, então o material é destilado para separar os dois líquidos e a água pura é recolocada na bebida. Assim, as propriedades do vinho são mantidas. 
  • Destilação a vácuo: aqui se usa a pressão atmosférica reduzida para atingir a temperatura de ebulição do álcool e removê-lo da bebida.

 

Agora que você já sabe dos benefícios do vinho sem álcool, como ele é feito e que suas características são as mesmas, se não muito similares, a bebida tradicional, que tal experimentar a variação?

 

Marcas como La Dorni produzem diferentes variedades de vinhos sem álcool, desde os finos, encorpados, meio secos e que atende os mais exigentes paladares, como o Casa Navarone, até os mais suaves e adocicados, como o La Dorni Tinto Suave. Para quem não aprecia os tintos, existem versões brasileiras e internacionais de espumantes sem teor alcoólico, que também mantém as características originais da bebida. 

 

Compre os melhores vinhos sem álcool na Vinhobr!