melhores vinhos argentinos

Descubra quais são os melhores vinhos da Argentina

Quando falamos em vinhos argentinos, logo se pensa no Malbec. A uva é a jóia da Argentina e a bebida proveniente dela tem qualidade reconhecida no mundo todo. Porém, o país tem uma produção variada e se destaca, também, na fabricação de outros tipos de vinho. 

 

A Argentina é a quinta maior produtora do mundo, sendo a principal da América Latina. No total, são mais de 210 mil hectares de vinhedos espalhados pelo país. A maior parte da produção é proveniente de Mendonza, mas outras regiões vem se destacando – assim como o enoturismo em todas elas. O solo, a altitude e o clima formam o terroir perfeito para o cultivo e amadurecimento correto das uvas. 

 

As características dos vinhos argentinos se diferem bastante da dos europeus, por conta das adaptações que o processo de vinificação passou ao longo do tempo e do terroir. Até os anos 1990, a produção argentina atendia, basicamente, só o mercado interno, foi a partir dessa década que os investidores viram a oportunidade de expandir  as operações da vinícolas e desenvolveram a atividade ao ponto que se encontra hoje. 

 

O processo de fabricação da bebida segue a influência dos italianos e espanhóis, responsáveis por levar a tradição do consumo de vinho para o país.  Porém, em geral, os vinhos argentinos se diferem por serem tintos macios e concentrados, que fazem sucesso por todo o mundo por conta de suas características modernas, com o gosto da produção do Novo Mundo. Existem também os vinhos brancos com toques florais que agradam o paladar.   

 

Vinhos argentinos

 

Como falamos, o Malbec é, disparado, o principal e mais conhecido vinho argentino. Um estudo da WineSearcher apontou que cerca de 47% das uvas plantadas na região são de Malbec. Mas uvas como Cabernet Sauvignon também são populares no país e dão origem a rótulos de qualidade que fazem sucesso mundialmente – principalmente por serem mais acessíveis. 

 

A produção de vinho branco também é relevante no país. A uva de destaque é a Chardonnay, que dá origem a uma bebida  intensa, complexa e rica. O vinho branco argentino é considerado como um dos melhores da América Latina. 

 

Outras uvas também vêm ganhando seu espaço dentro da produção argentina. A Bonarda, por exemplo, é conhecida por ser muito saborosa e ter como característica dar origem a um vinho macio e alegre. 

 

A produção é extensa e, em menor quantidade, ainda são produzidos vinhos a partir de muitas outras uvas, como Syrah, Tempranillo, Pinot Noir, Merlot e Sauvignon Blanc

 

Quer planejar um passeio? Temos um guia de passeios em vinícolas na argentina gratuito com todas a dicas para um roteiro inesquecível. Confira aqui!

 

Na Vinho BR é possível encontrar uma grande variedade de rótulos. Aproveite.