uva Pinot Noir

A elegante uva Pinot Noir

Conhecida por sua flexibilidade de sabores e aromas, a Pinot Noir é uma das cepas mais famosas e antigas do mundo. Com mais de dois mil anos de existência, os primeiros registros sobre a uva são datados de 150 a.C. Na Borgonha, considerada o berço da Pinot Noir, ela é cultivada desde 1.375. Na década de 1990, porém, a cepa ganhou o mundo e começou a ser cultivada em outros países aderindo novos sabores, aromas e complexidades. 

 

A Pinot Noir é uma das uvas mais tradicionais da França e uma das mais sensíveis também. Isso porque o terroir e as variações entre safras impactam diretamente no sabor do vinho produzido a partir dessa cepa. Tanto que é quase que impossível descrever o sabor de um Pinot Noir, tendo sempre que condicioná-lo ao lugar onde o vinho é produzido. 

 

O mais tradicional e famoso, o Pinot Noir de Borgonha,  tem coloração vermelha pouco intensa com aromas de amora, cereja, framboesa, especiarias, flores e ervas. Quando mais maduro, o vinho a partir dessa cepa ganha, também, notas de carne de caça e herbáceos. Com bom corpo, essa bebida tem sua acidez e taninos condicionados  ao lugar de cultivo, por mais que raramente sejam adstringentes.

 

Cultivo

 

Como dito, o terroir influencia muito no sabor e aroma do vinho. Mas não é todo lugar que é possível cultivar essa cepa, delicada e complexa ela é bastante frágil, podendo apodrecer e mofar durante o cultivo, se este não foi manejado da maneira correta. Portanto, por mais que se adapte a diferentes países, essa uva deve ser plantada por quem tem bastante conhecimento e técnica.  Além disso, as melhores uvas são sempre as resultados da baixa produtividade das parreiras, isso porque quanto menos cachos, mais atenuados ficam o sabor das uvas.

 

Espumantes

 

Além do vinho tinto, a Pinot Noir também é bastante utilizada na fabricação de espumantes, principalmente na região de Champagne, na França. Essa variação surgiu após um enólogo fazer a guarda de Pinot Noir em  garrafas de vidro após um primeiro processo de fermentação. Quando a segunda fermentação acontecia, porém, o carbono ficava retido na garrafa, tornando a bebida em espumante.

 

Esse processo é conhecido como Champenoise e produz bebidas de qualidade, com borbulhas finas, com evolução dos aromas e complexas. 

 

Ao redor do Mundo

 

Além da França,  hoje a Pinot Noir é produzida, principalmente,  na Nova Zelândia, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Chile e Brasil. Aqui, a uva é produzida na serra gaúcha e seu principal produto são os espumantes.

 

Harmonização 

 

Por conta da tradicionalidade francesa dos vinhos a partir dessa uva, eles combinam muito bem com pratos desta região, como coelho na mostarda, presunto cozido e pato. Por outro lado, também acompanham de forma harmoniosa pratos mais simples, como vegetais cozidos, atum, salmão ou carne assada. Queijos mais moles também harmonizam bem com a bebida.

 

Na VinhoBR você encontra os melhores rótulos de Pinot Noir, com os melhores preços,  como o chileno Casa Silva Coast, o alemão Anselmann Pinot Noir Trocken ou o argentino Alfredo Roca.