harmonizações com vinho merlot

Harmonizações com vinho Merlot

Original da região de Bordeaux, na França, o vinho Merlot é um dos mais famosos e consumidos no mundo. A uva que dá origem à bebida é a segunda mais cultivada globalmente, tendo destaque na França, Estados Unidos, Espanha, Itália, Chile e até mesmo no Brasil. Por conta do seu alcance e das diferentes características que o vinho pode ter, sua harmonização é ampla e, muitas vezes, um desafio. 

 

No Merlot se destacam aromas de framboesa, cereja negra, chocolate, frutas cristalizadas e cedros. Dependendo do terroir da cultura da uva, no entanto, a bebida pode ganhar complexidades e características diferentes. Se cultivada no frio, por exemplo, o vinho resultante tem acentuados aromas de groselha e ameixas, já no calor, se destacam frutas negras. 

 

A cor do vinho é rubi quando jovem e ganha tons acastanhados quando envelhecido. O Merlot tem, geralmente, corpo médio e os taninos variam de acordo com o modo de produção. Por conta de tamanhas possibilidades de variação de sabores, a bebida aumenta o leque de harmonização, mas existe uma regra de ouro que pode ajudar: quando mais leve o merlot for, mais leve deve ser o prato que o acompanha, e quanto mais complexo o vinho, mais pesado pode ser o prato.

 

Como harmonizar  o vinho Merlot

 

A harmonização de Merlot pode ser feita com carnes, massas e queijos, prioritariamente. Confira como melhor escolher os pratos de acordo com este vinho:

 

Carnes: para Merlots mais leves, o ideal é harmonizar com carnes brancas, como aves assadas ou peixes, como atum e salmão, grelhados. Já as variações mais complexas da bebida harmonizam bem com carnes vermelhas como hambúrgueres, carne assada, salame, cordeiro e bolos de carne. 

 

Queijos: para harmonizar com Merlots mais complexos, o ideal são queijos igualmente marcantes, como queijo cheddar, emmental, gruyere e gouda. Já para as variações mais leves, queijos cremosos como o brie são uma boa pedida. Os queijos podem ser saboreados assados também, em pizzas ou junto de pães.

 

Massas: o Merlot combina com massas que apresentam molhos vermelhos, picantes e mais pesados. 

 

Comidas brasileiras: dentro da culinária típica brasileira existem pratos que também combinam perfeitamente com Merlot, como é ocaso do arroz carreteiro, tradicional no Rio Grande do Sul; do baião de dois, comum no sertão nordestino; e até mesmo o churrasco. 

 

Experimente

 

Agora que você já sabe como harmonizar o vinho Merlot, que tal ter a experiência completa?

 

Na VinhoBR você encontra as melhores opções do vinho que combinam com o prato de sua preferência, com o melhor custo-benefício. Confira.