vinho branco lágrimas

Tudo sobre as lágrimas do vinho

As lágrimas dos vinhos são aquelas gotas que escorrem pela taça quando se gira a bebida dentro dela. Existem muitos mitos sobre o que as lágrimas representam, por isso vamos esclarecer o que elas podem dizer sobre o vinho. Acompanhe.

O que são as lágrimas do vinho?

Popularmente conhecidas como lágrimas de vinho, as arquetes são as gotas que escorrem na taça após esta ser ligeiramente girada. A análise das tais lágrimas é uma das primeiras etapas da avaliação de um vinho, ainda na análise sensorial.

Ao observá-las descer pela parede da taça, o degustador consegue saber características como teor alcoólico, de açúcar e corpo da bebida.

É mito, porém, que a lágrima representa a gordura presente no vinho ou ainda que só a partir dela é possível determinar o quão doce é a bebida ou sua qualidade. No mundo do vinho é sempre necessário analisar mais de um fator para poder descrever suas características.

Por que se formam as lágrimas do vinho?

As lágrimas do vinho, também conhecidas como efeito Maragoni, por terem sidas desvendadas pelos físicos Carlo Maragoni e James Thompson, no século dezenove,  nada mais são do que um efeito físico-químico entre água e álcool.

Os dois compostos têm tensão superficial e volatilidade diferentes, ou seja, a força com que suas moléculas estão interligadas e a velocidade com que evaporam são distintas. A água, por exemplo, tem alta tensão superficial — tanto que alguns insetos conseguem ficar “em cima” de uma gota, por exemplo. Já o álcool tem alta volatilidade, ou seja, evapora rápido.

Quando você gira o vinho dentro da taça, ele forma um filete da bebida nas paredes do objeto e o movimento faz com que o álcool evapore mais rápido. Como tem tensão maior, a água fica “presa” na parede da taça e a gravidade a faz escorrer em formato de lágrimas.

Mas dentro dessa explicação ainda entra mais um fator: o açúcar. Ele faz com que o vinho seja mais viscoso, então quanto mais doce e licorosa a bebida, mais lágrimas ela terá e mais lentamente elas descerão pela taça.

O que as lágrimas do vinho significam?

Já deu para perceber que teor alcoólico e a presença de açúcar são características possíveis de se identificar por meio da análise das lágrimas.Por consequência, o corpo do vinho também é possível de se ter uma pista por meio da observação, uma vez que quanto maior o teor alcoólico, geralmente, maior o corpo.

Portanto, caso as lágrimas sejam mais frequentes, aglutinadas e desçam mais devagar, é possível interpretar que a bebida tem alto teor alcoólico e mais corpo. Agora, se as lágrimas forem espaçadas, poucas e descerem rápido, quer dizer que o vinho tem menos teor alcoólico.

Mito ou verdade: as lágrimas do vinho têm relação com a qualidade da bebida?

Mito. A qualidade do vinho tem mais relação com o paladar de quem o degusta do que com suas características. Claro que sempre levando a validade e a procedência em consideração.

Mas, por exemplo, há quem prefira vinhos mais doces, há quem prefira mais encorpados, quem goste de taninos fortes ou bebidas mais leves. A qualidade, portanto, em condições ideais da bebida, tem mais a ver com gosto pessoal.

Para usar a lágrima como métrica para identificar se o vinho agrada ou não, quem prefere um vinho mais encorpado e com alto teor alcoólico precisa se certificar que ao rodar a bebida serão formadas várias lágrimas que escorrem lentamente pela parede. Já quem prefere uma bebida mais leve e  com menos álcool deve observar se as lágrimas são escassas e descem rápido.

 Encontre o vinho certo pela sua lágrima.

Na VinhoBR você encontra vinhos para todos os gostos e com um preço em conta, como o chileno Ventisquero Grey Caeménère que apresenta taninos firmes e maduros, tem corpo concentrado e notas de cereja, chocolate e pimenta-do-reino; ou o Chianti Loggia Dei Sani, equilibrado e com sabor frutado e floral; já para quem prefere algo mais marcante e complexo, o  Vigne Vecchie Primitivo di Manduria apresenta aromas de cerejas, framboesas maduras e notas de chocolate.