Os vinhos coringas que nunca te deixam na mão

Já falamos algumas vezes por aqui sobre as regras de harmonização de vinhos e alimentos. Por mais que elas ajudem a proporcionar uma experiência única e diferenciada ao consumidor, nem sempre é possível conciliar esses dois elementos. 

Mas não se preocupe, existem vinhos que são coringas e que ajudam a dar um toque especial a praticamente qualquer tipo de prato. 

Confira:

Espumantes:

Os Brut tem uma boa acidez, o que faz com que praticamente qualquer prato se adeque a eles: de frituras a risotos,de saladas a carne vermelha. O único cuidado é na hora de servir doces, nesse caso espumantes demi-sec são a melhor pedida. 

Um bom rótulo, com custo-benefício positivo, é o espanhol Cava Segura Viudas. Feito a partir de uvas Macabeo, Parellada e Xarel-lo, o vinho é muito premiado e tem graduação alcoólica de 12%. 

Tintos: 

Aqui a dica também é atentar-se à acidez. Além disso, o rótulo deve apresentar corpo médio ou leve e taninos macios. Assim é mais fácil dessas características combinarem com as de alimentos comuns consumidos no dia a dia, como pizzas, arroz, carnes vermelhas e risotos. 

Uma das cepas que podem ser coringa é a Pinot Noir. O vinho A. de Coligny, feito a partir dessa uva, é uma boa pedida. Com sabor leve e ótima acidez, o vinho pode ser guardado por até 5 anos. 

Brancos:

A regra é similar, o ideal é procurar por vinhos com boa acidez e corpo médio. Assim, é possível harmonizá-los com carnes de frango, peixe, massas e saladas. Um exemplo de branco coringa são os produzidos a partir da uva Sauvignon Blanc. 

O chileno Casa Silva Colección é um bom exemplo. Amadurecido em tanques de aço inoxidável, o vinho é elegante e charmoso. 
Faça sua adega de vinhos coringa. Na VinhoBR você encontra os melhores rótulos, com um ótimo custo-benefício. Conheça