Passeio em vinícolas: como planejar um roteiro

 

004 600x600

Para quem aprecia um bom vinho o passeio em uma vinícola pode ser comparado a uma ida ao parque de diversões. Isso porque esse tipo de turismo permite que o visitante vivencie a produção da bebida, experimente diferentes rótulos, conheça cada etapa da produção do vinho e se encante com paisagem. 

 

Para se planejar uma viagem dessas, no entanto, é preciso prestar atenção em alguns detalhes, como:

 

  • O tipo de vinho que mais agrada o visitante: 

Geralmente as vinícolas são especializadas em alguma modalidade da bebida, por isso, procurar pela que mais agrada pode ser uma boa ideia, assim as degustações ficam ainda mais interessantes.

 

  • O orçamento para a viagem:

Para visitar uma vinícola de produção em larga escala, pode-se tanto viajar até o sul do Brasil, quanto para outro país – depende do orçamento e disposição do visitante. Mesmo no Brasil, existem opções mais caras e outras mais baratas, dependendo da fama e do tamanho do local.

 

  • A época do ano:

Como qualquer produto proveniente de uma plantação, a produção de vinho é sazonal. Isso quer dizer que o visitante precisa pensar no que quer presenciar na visita ao vinhedo para escolher em que época do ano fazer a viagem. 

 

Familiar vs Industrial

 

Outro ponto importante a ser pensado na hora de montar um roteiro de viagem para uma vinícola é qual experiência se quer ter. Existem, até mesmo no Brasil, produções em larga escala e vinícolas familiares, que usualmente são menores. 

 

Se o visitante quiser uma experiência mais intimista, falar com o produtor, vivenciar de perto a rotina da vinícola e participar de degustações em pequenos grupos, o ideal é escolher um local de produção mais familiar. 

 

Agora, se além de conhecer os vinhedos e fazer a degustação, o visitante quiser ter mais opções de lazer, ter um hotel à disposição, fazer cursos com enólogos e conhecer uma produção mais industrial, as grandes vinícolas são mais indicadas. 

 

Nacional vs Internacional

 

Outra escolha importante a ser tomada na hora de fazer um roteiro é se a visita será a uma vinícola nacional ou internacional. Hoje no Brasil, principalmente na região sul, temos muitas opções boas e que não deixam nada a desejar. 

 

A experiência internacional, no entanto, traz outros tipos de conhecimento, uma vez que além da produção, o visitante irá conhecer a história de uma outra cultura, ver diferentes rotinas e, dependendo do destino, entender um pouco mais sobre a história do vinho. 

 

Faça seu roteiro!

 

Os destinos mais famosos para esse tipo de turismo são:

 

Quer planejar um passeio? temos um guia de passeios em vinícolas na argentina gratuito com todas a dicas para um roteiro inesquecível. Confira aqui!

Que tal degustar um bom vinho enquanto monta o seu roteiro? Conheça diferentes opções na VinhoBR e decida pelo paladar qual destino escolher.