O vinho, geralmente, não é a primeira opção de bebida para harmonizar com o churrasco, principalmente no Brasil, onde culturalmente a cerveja, por exemplo, tem mais espaço nestas ocasiões. Mas se engana quem pensa que o vinho não combina com este tipo de refeição: ele é ideal para acompanhar uma boa carne feita na churrasqueira.
Por conta da adstringência da bebida, principalmente das versões tintas, ela é capaz de cortar o gosto e características da gordura da carne, melhorando seu sabor e a sensação após ingeri-la.
A cerveja tem um papel parecido: ela serve de limpadora do paladar. A mesma característica pode ser encontrada em espumantes secos, como os brut, que amenizam a sensação de gordura na boca, preparam o paladar e ainda oferecem refrescância.
Melhores opções de vinhos para o churrasco
São os tintos, no entanto, que melhor harmonizam com as carnes, principalmente os mais complexos com sabores frutados. Vinhos com taninos fortes combinam com o sabor salgado e a presença de gordura nas carnes. Na hora de escolher a bebida para o churrasco, prefira por rótulos do chamado Mundo Novo – América Latina, Califórnia, África do Sul e Austrália.
Conheça as melhores harmonizações:
Picanha e Malbec
Por ser uma carne macia, suculenta e com presença de gordura, um vinho com taninos fortes e boa acidez, como Malbec, é ideal para acompanhar e valorizar o sabor da picanha.
Molho Barbecue e Syrah
Se a carne é temperada com molhos fortes, como o barbecue, este sabor vai se sobressair e então é preciso pensar em um vinho que combine com o molho, não com a carne. Neste caso, o Syrah é uma ótima opção.
Contrafilé e Cabernet Franc
Todos os cortes de contrafilé são suculentos e possuem alta fibrosidade, o que faz com que esta seja uma opção comum nos churrascos. Sua melhor harmonização é com vinhos Cabernet Franc, que possuem taninos e acidez equilibrados.
Linguiça e espumantes
A linguiça é, geralmente, a peça mais gordurosa do churrasco, por isso, espumantes são a melhor opção para harmonizar com ela. As bolhas da bebida ajudam a limpar o paladar, fazendo contraste com a gordura e a dissolvendo na boca.
Maminha e fraldinha e Merlot
Estas duas variedades de carne são muito comuns em churrascos. Elas têm um pouco menos de gordura, por isso não exigem vinhos tão encorpados, rótulos de Merlot são ideais para harmonização.
Frango e Sauvignon Blanc
Muitas pessoas costumam consumir variedades de frango em churrascos. Aqui vale a regra: vinho branco para carne branca. Um Sauvignon Blanc é a pedida ideal neste caso. Agora, se for servido coração de frango, a melhor combinação é o Pinot Noir.
Dica de ouro
A principal dica, portanto, é: combine carnes gordurosas e pesadas com vinhos complexos, carnes leves com vinhos com a mesma características, linguiças e pão de alho com espumantes e frangos com vinho branco.
Aproveite melhor as combinações entre vinhos e churrasco com a VinhoBR.