Quando se fala em vinho verde muita gente já pensa em bebidas fabricadas a partir de uvas dessa coloração ou não maduras. Por mais que o nome engane, os vinhos verdes podem ser brancos, rosés e tintos. O nome “verde” não se refere à cor, mas sim à sua juventude, frescor e da região que eram colhidas.
É um tipo de vinho jovem, com perfis de sabor equilibrados, amplamente consumido em Portugal. A região de plantio é conhecida justamente por suas paisagens esverdeadas — ocasionadas pelo clima úmido e chuvoso da região. Conhecida como “Vinho Verde” a localidade apresenta um terroir específico que produz bebidas diferenciadas, principalmente por conta de sua acidez e jovialidade.
Este vinho está disponível em versões Tintas, Rosé e Brancas, feitas com variedades de uvas como Alvarinho e Loureiro.
Quer saber mais sobre os vinhos de uva verde? Continue a leitura.
Terroir de Vinho Verde e o impacto nos vinhos
A região dos Vinhos Verdes está localizada no norte de Portugal, delimitada pelo rio Minho e o oceano Atlântico.
Os solos graníticos e o clima favorecem a produção de vinhos de qualidade, com muitos pequenos produtores ainda utilizando métodos tradicionais de cultivo. Essa característica imprime um sabor mais mineral aos vinhos da região, os deixando leves, frescos e aromáticos.
Esses vinhos são reconhecidos por sua qualidade e características únicas, sendo parte fundamental da cultura e economia local.
A região fica no noroeste de Portugal, tendo divisa com Espanha e o Oceano Atlântico. Delimitada por serras,o local apresenta uma alta umidade e clima frio, ocasionado pelos ventos que vêm do oceano.
O clima também tem influência no sabor e aroma dos vinhos. Como a região é úmida e com muitas chuvas, as uvas tendem a inchar com a quantidade de água absorvida. Para não perder a produção, é comum que a colheita seja antecipada a fim de evitar o período mais chuvoso.
Com isso, a concentração de açúcar da fruta é diminuída, o que se desdobra em um menor teor alcoólico do vinho posteriormente. Além disso, a amplitude térmica da região aumenta a acidez e o frescor das bebidas.
Características do Vinho Verde
Por conta de tais condições, independente da uva utilizada para fabricação do vinho nesta denominação de origem, algumas características são comuns: vinhos leves, jovens, com baixa graduação alcoólica, frescos, com acidez marcante e borbulhas. Além disso eles são bastante encorpados e aromáticos, o que faz com que essa seja uma bebida que combine com diferentes tipos de pratos — desde frutos do mar até embutidos.
Harmonizações
Os vinhos verdes são leves e discretos, ideais para serem apreciados sozinhos ou harmonizados, especialmente com frutos do mar, peixes, bacalhau e legumes. Podem ser consumidos em diversas ocasiões, em temperatura ambiente ou gelados e, até mesmo, em receitas de drinks deliciosos.
Melhores Vinhos Verdes
- Alvarinho Vinho Regional Minho – feito a partir da uva Alvarinho, uma das portuguesas mais tradicionais, o vinho é intenso, delicado, denso e floral. A bebida ainda apresenta toques cítricos, de pera e casca de maçã verde. Como um típico vinho verde apresenta mineralidade e acidez.
- Porta 6 Vinho Verde Branco DOC – com cor cítrica pálida, o vinho é frutado e com notas de flores tropicais. A bebida é fabricada a partir de um blend de 50% Loureiro, 40% Trajadura e 10% Arinto. Sua harmonização se dá melhor com frutos do mar, saladas, sushi e refeições leves
- Vinho Portugues Casal Garcia Verde: com toques florais, o vinho é delicado e levemente frutado, além de fresco, jovem e com boa acidez. Feito a partir das uvas Trajadura, Loureiro e Pedernã, o vinho tem cor amarelo palha com toques esverdeados.
Os vinhos verdes são uma verdadeira jóia escondida para os amantes de vinho, com sua juventude, frescor e características únicas. A região dos Vinhos Verdes em Portugal oferece paisagens deslumbrantes e vinhos de alta qualidade, com sabores leves, aromáticos e refrescantes. Com uma variedade de opções, desde brancos a rosés e tintos, os vinhos verdes são uma excelente escolha para harmonizar com uma variedade de pratos, especialmente frutos do mar e peixes.
Se você ainda não experimentou um vinho verde, vale a pena explorar essa região e descobrir os tesouros que ela tem a oferecer.
Na VinhoBr você encontra essa e muitas outras opções de Vinhos Verdes. Confira.