vinhos para inverno

10 opções de vinhos para o inverno

O inverno é uma das estações do ano que mais combina com vinho. Nos dias frios, característicos dessa época, a bebida ajuda a esquentar o corpo por conta da sua propriedade vasodilatadora — ela desencadeia uma reação que aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue circule mais e gere a sensação de aquecimento. 

Além disso, o vinho combina com quase todos os pratos típicos de inverno, como fondue, sopas, carnes mais gordurosas e massas com molhos. O protagonista nessa época do ano é o vinho tinto, afinal, as outras variações são naturalmente mais refrescantes, não proporcionando a sensação de aquecimento tão buscada no inverno. 

Entre os vinhos tintos, porém, existe uma grande variedade de opções. Separamos as 10 melhores para curtir nesse inverno, confira. 

  1. Touriga Nacional

 Essa uva é uma das que dão origem ao famoso Vinho do Porto. Com aromas complexos e cor intensa, ela dá origem a um vinho complexo e com alto teor alcoólico. Apesar de ser original de Portugal, existem bons vinhos feitos a partir dessa uva com origem na África do Sul, Estados Unidos, Chile e Brasil.

A harmonização deste vinho se dá com sobremesas à base de chocolate, carnes vermelhas, queijos azuis ou molhos de frutas. 

  1. Amarone

Original de Veneto, na Itália, a uva dá origem a um vinho aveludado e denso. No aroma e sabor se destacam frutas secas, chocolates e vermute. A bebida harmoniza bem com pratos à base de carne vermelha, principalmente as de caça. 

  1. Merlot

Com grande versatilidade, a uva dá origem tanto a vinhos mais leves quanto a mais encorpados. Tudo depende do terroir em que é cultivada e da idade do vinho: quanto mais tempo de guarda, mais denso. 

Por ter intensidade média e acidez equilibrada, o vinho harmoniza bem com aves e porco assados e molhos mais densos. 

  1. Barolo

A uva originária da Itália dá origem a uma bebida bastante encorpada, com textura fresca por conta da acidez dos taninos. Para combinar com o vinho, o ideal é escolher harmonizar com pratos igualmente intensos, como risotos ou carnes de caça.

  1. Sangiovese

O vinho apresenta taninos marcantes e alta acidez. Assim como outros rótulos, quando jovem tende a ser mais leve e ir ganhando corpo com o amadurecimento. Apresenta sabor e aroma rústicos, por isso harmoniza bem com pizzas, lasanhas e assados. 

  1. Tintos de alentejo

Bastante encorpados, estes vinhos apresentam textura vibrante e fresca por conta da presença marcante dos taninos. A bebida harmoniza bem com comidas da mesma região, como carnes de caça .

  1. Syrah

Encorpado, o vinho tem taninos e acidez bastante equilibrados, além de aroma de frutas negras  e vermelhas. O diferencial da bebida está nas notas de especiarias que traz, como pimenta, canela ou cravo da índia. O vinho se harmoniza bem com carne suína.

  1. Malbec

A Argentina ficou famosa por sua produção de Malbec, um vinho encorpado, com taninos estruturados e toques de frutas negras e vermelhas. Harmoniza bem com queijos gorgonzola, de búfala e provolone. 

  1. Cabernet Sauvignon

Essa é a uva mais consumida do mundo , ela dá origem a vinhos de corpo intenso com taninos e acidez moderados. O aroma pode ser de frutas vermelhas, cedros e especiarias. A bebida combina com pratos quentes, principalmente carnes vermelhas e massas à base de molho vermelho. 

  1. Tempranillo

A uva espanhola dá origem a vinhos com acidez equilibrada, textura macia e taninos elegantes. O vinho combina com polenta com carne e cozido português, por exemplo. 

Na VinhoBR você encontra rótulos de todos os vinhos elencados aqui para tornar seu inverno mais aquecido e delicioso. Confira.