vinho suave

Descubra as características do vinho suave

Para os iniciantes no mundo do vinho, pode ser difícil apreciar rótulos mais sofisticados, uma vez que a presença forte dos taninos e a acidez elevada causa estranheza ao paladar em um primeiro momento. Por isso, os vinhos suaves são os preferidos para quem está se habituando com a bebida. 

O próprio nome já diz: o vinho é mais suave e agradável ao paladar. A grande diferença está na doçura e na forma de fabricação. No Sul do país, se popularizou a distinção entre vinhos suave e seco, também, pela embalagem. Os suaves, são comumente comercializados em garrafões de 5 litros. 

Conheça mais sobre esse tipo de vinho.

O que é vinho suave?

De acordo com a legislação brasileira, que estabelece preceitos para os processos produtivos, de distribuição e comercialização de vinhos, o vinho suave deve conter entre 25 a 80 gramas de glicose por litro – para se ter uma ideia, os vinhos secos podem ter, no máximo, 4g de glicose por litro. 

Só por essa informação já é possível perceber que a maior diferença do vinho suave é a sua doçura. Mas isso é devido a outro fator importante: o modo de fabricação. Diferente dos vinhos secos que, dificilmente, possuem adição de açúcar, os suaves contam com mais essa etapa no seu processo de fabricação.

Depois das uvas serem fermentadas até alcançarem o nível esperado de doçura, é baixada a temperatura da bebida para interromper a fermentação – ou seja,  a transformação do açúcar em álcool. Após isso, geralmente, se acrescenta mais açúcar na bebida.

A diferença do processo de fabricação do vinho seco – mesmo dos mais doces – é que nesse caso, a única forma de adoçar a bebida empregada na produção é o açúcar residual  – o que sobre após o processo de fermentação. 

Uvas do vinho suave

Muitas pessoas têm preconceito com o vinho suave, dizendo que ele seria menos nobre. Mas, essa variação também pode ser fabricada com as uvas da família Vitis viníferas, que são as frutas com origem europeia que dão origem aos vinhos nobres, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, entre outras. 

O mais comum, porém, é que o vinho suave seja fabricado a partir das uvas da família Vitis labrusca, ou uvas americanas, que apresentam menor complexidade aromática. Alguns exemplos dessas uvas são Bordô, Niágaras, Isabel, Concord e Hebermont. 

Independente da uva utilizada no processo de fabricação, o que categoriza o vinho suave é a adição de açúcar. 

Harmonização 

O vinho suave geralmente harmoniza bem com doces. Além disso, pode acompanhar pratos mais apimentados e queijos azuis. Aqui vale a mesma regra de ouro dos vinhos secos: suaves tintos harmonizam bem com carnes vermelhas e molhos vermelhos, enquanto suaves brancos combinam com carnes e molhos brancos. 

A VinhoBR tem uma variedade de vinhos suaves. Conheça as opções.