vinhos merlot

3 sugestões de vinhos Merlot

Um dos grandes clássicos do mundo dos vinhos, o Merlot oferece variações que agradam grande parte dos apreciadores da bebida. Natural da região de Bordeaux na França,  a uva se espalhou pelo mundo e hoje é a segunda mais cultivada no globo,  estando presente em diferentes países, como Itália, Estados Unidos, Brasil, Chile, entre outros. 

De uma forma geral o vinho é encorpado e com um sabor suave e aveludado, com notas de frutas. Por ser muito versátil, porém,suas características mudam de acordo com o local de produção, método de vinificação e tempo de guarda. Confira os principais fatores de variação da bebida:

  • Local de produção:  o terroir impacta no amadurecimento da uva o que se reflete no sabor do vinho. Quando produzido em países com climas quentes, por exemplo, o Merlot ganha mais notas de frutas escuras – como ameixas, amoras e cerejas –  e menos taninos. Isso acontece porque quando as uvas ficam expostas mais ao sol e calor, amadurecem mais rápido, o que favorece o acúmulo de açúcar. Já em lugares de clima mais frio, o vinho ganha mais estrutura e se sobressaem os taninos, o que torna a bebida mais elegante. No frio, as uvas levam mais tempo para amadurecer, o que faz o vinho ganhar mais acidez e harmonia entre os sabores, trazendo notas de café, baunilha, canela e chocolate. 
  • Tempo de guarda: o Merlot é feito para ser consumido em até 5 anos, usualmente. Quando consumido ainda jovem, o vinho ganha um sabor mais frutado e forte, com notas de cereja e framboesa. Para ser consumido com maior guarda, no entanto, é preciso que seja armazenado em um ambiente climatizado e com estrutura adequada.
  • Teor alcoólico: a quantidade de álcool no vinho impacta no corpo e intensidade da bebida. Geralmente a presença fica entre 12% e 15%, sendo quanto mais álcool tiver, mais encorpado o vinho.

Os três melhores rótulos de Merlot

Agora que você já sabe para quais fatores olhar para escolher a variedade de Merlot que mais agrada seu paladar, veja três rótulos que se destacam:

Vinho Tinto Reservado Merlot

Produzido pela famosa vinícola Concha y Toro, o vinho é leve e balanceado e tem taninos mais adocicados. Seu aroma é de frutas vermelhas e notas de especiarias como pimenta. Tem coloração rubi  e acompanha bem  carnes, massas e queijos brancos.  

La prometida  Revoltosa

De cor vermelho rubi intenso, o vinho tem aromas de frutas vermelhas e escuras, como ameixa, morango, jabuticaba e mirtilo. Além disso, a bebida tem sabor defumado, taninos macios e muito equilíbrio. Seu final é vibrante e marcante. 

Garzón Single Vineyard Merlot

Revelação do Guia Descorchados 2018, o vinho uruguaio tem taninos sedosos e final de boca com toques de frutas maduras e café. A bebida, produzida em solos ricos em matérias orgânicas, harmoniza bem com carnes vermelhas grelhadas, embutidos e queijos maduros. 

Encontre as melhores opções de Merlot na VinhoBR