Harmonização com vinho português – Quinta bacalhôa

Clássico português, o Quinta da Bacalhôa é um tinto premiado, tendo a chancela do Prémio Sakura, Japan Women’s Wine Award- gold 2018; 94 pontos no Wine Enthusiast; 4 estrelas nos melhores vinhos de 2017, categoria Península de Setúbal; e ainda o título de Grandes escolhas – boa escolha, revista “paixão pelo Vinho”, prémio excelência 2018.

Os títulos foram conquistados pela união entre tradição e inovação presentes na bebida. A Bacalhôa é considerada uma das vinícolas mais inovadoras de Portugal, que, ao longo dos anos, desenvolveu uma linha de rótulos que conquistou apreciadores nacionais e internacionais. Presente nas principais regiões produtoras portuguesas – Alentejo, península de Setúbal, Lisboa, Bairrada, Dão e Douro – a vinícola  tem capacidade de produzir vinte milhões de litros e quinze mil barricas em uma área de cerca de 1.200 hectares. 

O Quinta da Bacalhôa se tornou um dos grandes rótulos da marca. Produzido na região da península de Setúbal, o vinho com forte tradição portuguesa não é produzido com uvas típicas e naturais do país. A bebida é formada por 90% de Cabernet Sauvignon e 10% de Merlot.

O resultado é um vinho com aromas de frutos vermelhos com nuances de madeira e especiarias. Na boca as frutas vermelhas se ressaltam, juntamente com taninos suaves e aveludados. A bebida tem um final mineral, elegante e complexo, além de acidez equilibrada e um final de boca longo, com notas apimentadas. 

O vinho tem excelente guarda, sendo que é necessário que fique pelo menos 6 meses na garrafa antes de ser consumido. 

Harmonização Quinta Bacalhôa

Por conta da sua história e formação, o vinho, apesar de não ser produzido a partir de notórias uvas portuguesas, é melhor harmonizado com a culinária típica da região. Carnes vermelhas, de caça e peixes fortes, como bacalhau, formam o par ideal para se consumir o Quinta da Bacalhôa. 

Uma das receitas de peixe que melhor harmonizam com o vinho é a do bacalhau à lagareiro. Aprenda a fazer :

Ingredientes: 

Posta de bacalhau de aproximadamente 250 gramas;

Sal e pimenta a gosto;

2 ovos;

2 Xícaras de farinha de trigo;

300 ml de azeite;

2 batatas

1 cebola;

2 brócolis;

2 dentes de alho;

50g de azeitonas pretas;

1 tomate.

Modo de preparo:

Tempere o bacalhau com sal e pimenta. Depois, passe-o no ovo e na farinha e o frite com o azeite. Enquanto isso, deixe as batatas pré-cozinhando. Depois, junte tudo na assadeira, acrescentando a cebola, o brócolis e o azeite no qual o peixe foi frito. Leve ao forno por 20 minutos, enquanto frita os alhos. Ao tirar o peixe do forno, adicione o alho, o tomate cortado e as azeitonas. 

Agora é só pegar sua taça de Quinta da Bacalhôa e apreciar junto ao prato. Na VinhoBR você encontra o rótulo com o melhor custo benefício. Confira.