A variação de preço dos vinhos geralmente é associada à sua qualidade, mas não é apenas este fator que faz com que encontremos rótulos de R$ 30 e de R$500 – muitas vezes vindos da mesma região.
O processo de precificação do vinho é complexo e envolve diversos fatores. Além disso, ele é volátil, ou seja, pode variar de acordo com a mudança de algum fator determinante para o preço. Um vinho caro, por exemplo, que recebe uma crítica ruim, pode ter seu valor diminuído.
Os principais fatores que influenciam nos preços dos vinhos são:
1- Região:
Além do peso do nome da região, como Bordeaux, Borgonha ou Champagne, que são tradicionais e mantém um histórico de produção de vinhos de alta qualidade, o preço de ativos nas áreas de plantio também podem influenciar no preço da bebida. Em algumas localidades, o terreno propício para a produção de vinho pode chegar a US$650.
2 – Componentes:
A qualidade dos componentes de um vinho, como a própria garrafa, a rolha e o rótulo, impactam diretamente no preço. Isso porque estes fatores são utilizados em grande escala, representando uma grande parte dos custos do produtor, que precisa repassar para o preço de venda final da bebida.
3 – Transporte e taxa de importação :
O transporte é um importante fator para a precificação da bebida. Dependendo do custo de enviar o vinho do ponto A até o ponto B, seu preço pode variar bastante. É comum rótulos que teriam um preço competitivo no mercado saírem um pouco mais caros por conta da alta taxa de transporte.
Quando se fala em importação, então, pode-se esperar um rótulo de preço elevado – pelo menos no Brasil. Não são todos os países que têm taxas elevadas de importação de bebidas, aqui temos diferentes valores dependendo da origem do rótulo, o que interfere na variação do preço.
4 – Demanda
Até agora falamos de fatores “fixos” que influenciam na precificação do vinho. Mas o que faz com que a variação seja elevada são características voláteis, como a demanda. Vinhos de alta qualidade geralmente são produzidos em pequena escala e procurados por muitos apreciadores, o que faz com que seus preços sejam elevados por conta da pouca oferta e alta demanda.
Por outro lado, alguns fatores, como pestes, podem diminuir a produção de um vinho não tão nobre e incluí-lo nessa mesma regra de precificação.
5- Crítica
A crítica de um rótulo influencia muito em seu preço. Caso seja positivo, o valor pode aumentar notadamente e o mesmo comportamento é registrado caso essa seja negativo: o preço cai.
6 – Economia
Por último, fatores econômicos como alta do câmbio, crises e períodos de instabilidade também influenciam na volatilidade do preço de vinhos.
Por mais que os fatores a serem levados em consideração na precificação de vinhos nem sempre sejam previsíveis, a VinhoBR se compromete a comercializar a bebida por um valor justo. Conheça a loja online e peça já o seu vinho.