Vinhos na primavera, saiba como escolher

001 600x600

 

Geralmente quando pensamos em vinho o cenário que vem nas nossas cabeças é se esquentar com um bom tinto nos dias mais frios, o que nos leva a ficar na dúvida se é possível desfrutar da bebida quando o clima está mais quente, como na primavera. 

Nesta estação, o tempo começa a ficar ameno e o vinho tinto parece não combinar exatamente com o clima e com as comidas consumidas, então, a opção é apostar rosés, espumantes e vinhos brancos.

Vinhos rosés

Muitas pessoas têm preconceito quanto a esta opção. O vinho rosé, porém, é a melhor escolha para a primavera: seu frescor, cor e aroma combinam com a estação. Além disso, a bebida tem a seu favor o fato de que combina com alimentos geralmente consumidos nesta época do ano, como legumes, peixes, saladas frutos do mar, carnes leves, massas e grelhados.

O ideal é beber o vinho rosé em uma temperatura de 6ºC a 8ºC, o que o torna uma opção refrescante.

Vinhos tintos

Não é uma regra que não se bebe vinho tinto na primavera, o ideal para a estação, porém, é optar por rótulos mais leves, que acompanhem o clima da época do ano. Uma opção é o Pinot Noir, que apresenta características delicadas e complexas. Blends que levam a uva também são uma ótima escolha para a estação. 

Vinhos que tenham na assemblage a uva Merlot também se destacam nessa época, isso porque ela ajuda a “amaciar” a bebida, tornando-a mais agradável para dias pouco frios. A temperatura ideal para consumo é entre 10ºC e 12ºC.

Vinhos brancos  e espumantes

Essa é a clássica pedida do verão. Por conta da refrescância, leveza e acidez dos rótulos de vinho branco e espumantes, eles são associados ao tempo mais quente. A harmonização perfeita deste tipo de vinho é com saladas e frutos do mar, ou seja, uma refeição mais leve, que agrada o paladar na primavera. 

Além disso, os vinhos desta categoria podem ser ingeridos junto a frutas como uvas, morango e outras que ajudam a adocicar a bebida e dar à ela um gosto diferenciado. Os espumantes são ideais para harmonizar com doces, uma vez que sua efervescência e  acidez ajudam a limpar o paladar e a gordura deste tipo de alimento.  

Estes vinhos costumam ser apreciados a uma temperatura média de 6ºC a 8ºC, o que potencializa a sua refrescância.

Aprecie a primavera com tudo de melhor que ela pode oferecer ao lado de um bom vinho. Na VinhoBR você encontra os melhores rótulos.