6 fatores que definem o preço do vinho

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A variação de preço dos vinhos geralmente é associada à sua qualidade, mas não é apenas este fator que faz com que encontremos rótulos de R$ 30 e de R$500 – muitas vezes vindos da mesma região. 

 

O processo de precificação do vinho é complexo e envolve diversos fatores. Além disso, ele é volátil, ou seja, pode variar de acordo com a mudança de algum fator determinante para o preço. Um vinho caro, por exemplo, que recebe uma crítica ruim, pode ter seu valor diminuído. 

 

Os principais fatores que influenciam nos preços dos vinhos são:

 

1-  Região:

 

Além do peso do nome da região, como  Bordeaux, Borgonha ou Champagne, que são tradicionais e mantém um histórico de produção de vinhos de alta qualidade, o preço de ativos nas áreas de plantio também podem influenciar no preço da bebida. Em algumas localidades, o terreno propício para a produção de vinho pode chegar a US$650. 

 

2 –  Componentes:

 

A qualidade dos componentes de um vinho, como a própria garrafa, a rolha e o rótulo, impactam diretamente no preço. Isso porque estes fatores são utilizados em grande escala, representando uma grande parte dos custos do produtor, que precisa repassar para o preço de venda final da bebida. 

 

3 – Transporte e taxa de importação :

 

O transporte é um importante fator para a precificação da bebida. Dependendo do custo de enviar o vinho do ponto A até o ponto B, seu preço pode variar bastante. É comum rótulos que  teriam um preço competitivo no mercado saírem um pouco mais caros por conta da alta taxa de transporte. 

 

Quando se fala em importação, então, pode-se esperar um rótulo de preço elevado – pelo menos no Brasil. Não são todos os países que têm taxas elevadas de importação de bebidas, aqui temos diferentes valores dependendo da origem do rótulo, o que interfere  na variação do preço. 

 

4 – Demanda

 

Até agora falamos de fatores “fixos” que influenciam na precificação do vinho. Mas o que faz com que a variação seja elevada são características voláteis, como a demanda. Vinhos de alta qualidade geralmente são produzidos em pequena escala e procurados por muitos apreciadores, o que faz com que seus preços sejam elevados por conta da pouca oferta e alta demanda. 

 

Por outro lado, alguns fatores, como pestes, podem diminuir a produção de um vinho não tão nobre e incluí-lo nessa mesma regra de precificação. 

 

5- Crítica

 

A crítica de um rótulo influencia muito em seu preço. Caso seja positivo, o valor pode aumentar notadamente e o mesmo comportamento é registrado caso  essa seja negativo: o preço cai. 

 

6 – Economia

 

Por último, fatores econômicos como alta do câmbio, crises e períodos de instabilidade também influenciam na volatilidade do preço de vinhos. 

 

Por mais que os fatores a serem levados em consideração na precificação de vinhos nem sempre sejam previsíveis, a VinhoBR se compromete a comercializar a bebida por um valor justo. Conheça a loja online e peça já o seu vinho.