O vinho Malbec é um dos tintos mais consumidos do mundo. Original da região de Bordeaux, na França, se consolidou a partir da sua versão argentina. A bebida ainda é produzida no Chile, África do Sul e outras regiões e, apesar de cada uma trazer notas de sabor e aromas diferentes, ela mantém suas características únicas.
Conheça mais sobre os diferentes tipos de Malbec, sua harmonização e história.
Quais as características do vinho Malbec?
No geral, a uva Malbec costuma ser a porta de entrada para o mundo dos vinhos. Isso porque ela apresenta aroma e sabor mais frutados. Outra característica marcante deste vinho é a sua coloração intensa e fim de boca consistente.
Quando mais jovens, tendem a ter aromas de ameixa, mirtilo ou framboesa.
Mas, a depender da região onde o vinho é produzido, algumas das suas características podem sofrer alterações. Confira:
Malbec argentino
Produzido no país desde 1853, hoje o Malbec é um símbolo argentino. A produção desta uva aumentou 173% em vinte anos no país, que atualmente é o maior produtor de Malbec do mundo, respondendo por 75% dos rótulos comercializados.
A principal região produtora é Mendoza, onde a uva dá origem a um vinho escuro, com notas minerais, especiarias doces, florais e frutas negras. Outras regiões, como Salta e Catamarca, dão origem a Malbecs com aroma de frutas vermelhas e pimenta, além de ter taninos firmes e elegantes.
Malbec francês
O Malbec original tem, como de praxe, coloração densa, é mais ácido e apresenta aromas de frutas negras, especiarias, violetas e baunilha. Dependendo da forma como é produzido, o vinho pode ficar mais de 15 anos evoluindo em garrafa.
Malbec chileno
O terceiro Malbec mais famoso do mundo é o produzido no Chile. Por lá, a bebida tem características mais encorpadas, com taninos mais ácidos.
Como harmonizar o vinho Malbec?
O Malbec é de fácil harmonização, por isso também é considerado um vinho de entrada. É possível harmonizar a bebida com:
- Pizzas de calabresa;
- Churrasco;
- Risoto de linguiça;
- Massa com molho vermelho;
- Queijos duros;
- Chocolate amargo
Malbec é sinônimo de versatilidade
Além dos tintos mencionados, a uva Malbec também dá origem a rosés com aromas de frutas vermelhas e boa acidez. Mas não é só nos diferentes tipos de vinho que sua versatilidade está impressa.
Durante a história da uva, ela precisou se adaptar a diferentes situações para alcançar os patamares que está hoje. Conhecida por dar origem ao “vinho negro”, por conta da forte coloração da bebida que origina, a fruta foi originalmente encontrada na região de Cahors, no sudoeste da França. Mas foi em Bordeaux que ganhou sua popularidade.
Por lá, começou a fazer parte de blends com Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc entre outras uvas.Porém, na segunda metade do século XIX, a praga Filoxera atingiu a Europa e dizimou cerca de 40% dos vinhedos.
Para a sorte dos amantes de vinho, nessa época a uva Malbec já estava consolidada em outros países, como a Argentina. Por lá, ganhou ainda mais destaque, chegando a ser uma das uvas mais consumidas do mundo.
Agora que você conhece mais sobre o vinho Malbec, que tal comprar o seu rótulo e apreciá-lo? A VinhoBR traz opções com ótimo custo benefício, conheça.