Saiba como apreciar um bom vinho

Não precisa ser um grande conhecedor de vinhos para apreciar um bom rótulo. Com algumas poucas técnicas, e muita prática, qualquer pessoa pode identificar as características de um vinho e se elas estão condizentes ou não com a qualidade esperada. 

Confira as três principais técnicas para avaliar um vinho:

  1. Análise visual

Nesta etapa é possível identificar as cores do vinho e, com isso, saber um pouco mais sobre sua idade. A depender da viscosidade da bebida é possível também saber seu teor alcóolico. 

Para tudo isso é necessário colocar a bebida em cerca de ⅓ da taça, segurá-la pela haste e incliná-la 45º. A partir daí, analise a cor do meio do copo e a da borda, isso vai ajudar a definir a idade do vinho.

Os tintos mais velhos, por exemplo, costumam apresentar coloração mais alaranjada ou com tons de tijolo. Já os jovens são mais vibrantes, variando entre roxo claro e vermelho intenso.

Os brancos jovens, por sua vez, apresentam coloração esverdeada e clara, enquanto os mais velhos tendem a ter cores mais puxadas para o âmbar. 

Os rosés mais antigos também puxam a coloração para o âmbar, enquanto os mais jovens são mais cor de rosa.

Ao voltar a taça na posição reta, preste atenção nas gotas que escorrem. Elas são chamadas de lágrimas ou pernas. Quanto mais gotas tiver, maior o teor alcoólico do vinho. 

  1. Análise olfativa

Depois de reparar no que dizem as cores do vinho é hora de analisar seu “cheiro”. Assim é possível identificar se a região produtora é mais fria ou quente, a maturidade da fruta e os processos pelos quais ela passou para  virar vinho. 

Para tal é importante girar o líquido na taça, fazendo com que seu aroma se aflore. Se o aroma predominante for de frutas frescas, há grande possibilidade do vinho ser proveniente de climas mais frios, que fazem com que a uva não amadureça totalmente. 

Agora, se predominar o odor de  frutas maduras, que tende a ser mais adocicado, o indicativo é que o vinho é de regiões que fazem calor. 

O processo produtivo em barricas de carvalho também é facilmente identificado pelas notas de baunilha, chocolate, coco ou cedro liberadas pela bebida. 

  1. Análise gustativa

Ao beber vinho é possível identificar características como corpo, acidez, doçura, presença de taninos e teor alcoólico.

Quanto mais ácido for o vinho, por exemplo, maior será a salivação na boca. Com os taninos fortes, a sensação é de secura no paladar. O corpo pode ser observado pelo “peso” da bebida na boca. Isso é possível de perceber  pela densidade da bebida. 

A doçura e teor alcoólico são facilmente identificados pelo seu sabor. 

Agora que você já sabe como apreciar um bom vinho, que tal experimentar? Na VinhoBR existem muitas opções com diferentes faixas de preço. Confira.