Como saber se o vinho é de qualidade?

Para profissionais que entendem de vinho uma batida de olho já é suficiente para determinar a qualidade da bebida. Mas para quem ainda não atingiu esse nível, ou para quem nem almeja atingir, mas gostaria de saber de bate-pronto a qualidade da bebida que está consumindo, algumas técnicas podem ajudar. 

Mas antes de tudo é preciso ter em mente que o gosto é individual. Vinhos de altíssima qualidade e renomados internacionalmente podem não ser do agrado de todas as pessoas. Por isso, para quem gosta de vinho o mais importante deve ser o que agrada o seu próprio paladar. 

Dito isso, vamos às técnicas para saber se um vinho é de qualidade.

  1. Leia o rótulo

Nele terá qual a cepa da uva usada para produzir o vinho, qual região ele é proveniente e qual safra pertence. Uma busca rápida na internet sobre essas informações logo mostrarão se o vinho é considerado de elevada qualidade ou não. 

Isso porque determinadas uvas crescem melhor em determinadas regiões e as safras dependem de muitos fatores para atingirem o máximo de qualidade. Portanto, só com essas três informações já é possível delimitar  se o vinho é de qualidade ou não. 

  1. Conheça o que esperar do vinho

As uvas têm características distintas. Conhecendo qual sensação a uva escolhida deveria causar é possível fazer a comparação e entender se o vinho é de qualidade ou não. 

  1. Sedimentos

Se sobram sedimentos no fundo da taça, possivelmente o vinho é de menor qualidade. Mas atenção: essa não é uma ferramenta útil para avaliar vinhos filtrados. Por isso ler o rótulo é essencial. 

  1. Sinta o aroma

Apesar dos aromas serem diversos, alguns indicam que a bebida não é de qualidade. É o caso dos cheiros que lembram algo estragado ou se aproximam muito do vinagre. 

  1. Deguste

Geralmente vinhos que deixam um amargor residual na boca não apresentam alta qualidade. Os melhores vinhos trazem gostos equilibrados, que não causam estranheza. 

Escolha o melhor rótulo para você

Além de tudo isso, é possível pesquisar em rankings de melhores vinhos o rótulo cobiçado e entender o que os especialistas dizem sobre ele. Depois, basta entender se isso se aproxima ou não do seu paladar. 

Agora que você já sabe como avaliar um vinho de qualidade, experimente os rótulos da VinhoBR.