Como armazenar o vinho aberto que sobrou?

Como armazenar o vinho aberto que sobrou?

Depois das comemorações do fim de ano, ou mesmo após um jantar de confraternização, é comum que sobre vinho nas garrafas. Após alguns dias aberto, porém, muitas pessoas se deparam com o sabor modificado da bebida, chegando a associar o gosto com o do vinagre — naturalmente, se o vinho for deixado aberto ao ar livre, bactérias acéticas transformam a bebida em vinagre.

O grande problema, no entanto, não são as bactérias – que precisam de tempo e condições específicas para se proliferarem – e sim o contato com o oxigênio. Assim que começa o processo de oxidação o vinho perde suas principais propriedades, tendo seu gosto e aroma modificados. Por isso, a primeira dica é armazenar a bebida sempre tampada, seja com a própria rolha ou com vedações específicas para garrafas.

Como armazenar o vinho que sobrou?

Para manter as propriedades da bebida o ideal é que as garrafas já abertas sejam armazenadas em uma adega, com condições de luz e temperatura próprias. Mas sabemos que não é todo mundo que tem uma adega em casa. A geladeira, portanto, é uma ótima opção para guardar a bebida. Mas é importante se atentar para alguns detalhes.

O primeiro é que a garrafa deve ser sempre posicionada na vertical, assim, o espaço de contato entre a bebida e o oxigênio é diminuído, aumentando a durabilidade do vinho. O segundo é que, como falamos, a bebida precisa ser sempre armazenada com tampa. Equipamentos como o “salva-vinho” ou “vacuvin”, ajudam a retirar parte do oxigênio de dentro da garrafa antes da aplicação de rolhas de borracha para guardar a bebida, aumentando sua longevidade. 

Por quanto tempo armazenar o vinho que sobrou?

Com os devidos cuidados as bebidas duram, em média, de 2 a 5 dias na geladeira. A durabilidade está intimamente relacionada com o tipo da bebida, seu processo de fabricação, propriedade antioxidante, entre outros. Confira o tempo que cada vinho pode ser guardado antes de perder suas propriedades:

Vinhos tintos: os vinhos encorpados, como Cabernet Sauvignon, Malbec ou Tannat, podem ser armazenados por até 4 dias na geladeira. Como apresentam maior presença de acidez, taninos e álcool, as bebidas têm sua durabilidade impulsionada. Já os tintos mais leves, como Pinot Noir e Carménère, duram até 3 dias na geladeira, pois apresentam menos taninos,e logo, têm menor poder antioxidante. O campeão de durabilidade é o vinho fortificado, que pode ser armazenado por até 20 dias na geladeira, isso acontece por conta da adição de álcool vínico na bebida. 

Brancos e rosés: os vinhos brancos encorpados, como Chardonnay, podem ser armazenados por até 2 dias na geladeira. Ao contrário dos tintos, os brancos encorpados tendem a durar menos que os suaves, pois ficam mais tempo em contato com o oxigênio nas barricas de carvalho durante sua fabricação. Os leves, como Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Riesling, podem durar até 3 dias na geladeira, isso se aplica também aos Rosés.

Espumantes: esses são os com menor durabilidade, podendo ser armazenados de 1 a 2 dias apenas. Por apresentarem gás, eles precisam ser tampados com cuidado para manter suas propriedades, mesmo assim, o ideal é consumí-los rápido. 

Agora que você já sabe como e por quanto tempo guardar seu vinho, ache o melhor rótulo para degustar com calma na VinhoBR.