espumante ano novo

No Ano Novo, o tradicional espumante não pode faltar

No Ano Novo, o tradicional espumante não pode faltar. Apesar de ser tida como uma bebida elegante, o espumante no Brasil hoje é bastante democrático, existindo  rótulos de fabricação nacional a preços acessíveis, assim como opções importadas com valores mais elevados. 

A grande variedade  de espumantes no mercado hoje se dá pela adaptabilidade das uvas em terroir distintos. Os espumantes são comumente provenientes de uvas Chardonnay e Pinot Noir e podem ser produzidos por meio de duas técnicas: a Charmat ou a Tradicional. 

As diferentes denominações presentes nos rótulos dos espumantes indicam a inspiração para a produção do vinho. Quando o método e a uva são como os praticados a Itália, se dá o nome de Prosecco, já o modelo espanhol se chama Cava e o francês, o mais famoso de todos, Champagne. É importante lembrar que o verdadeiro Prosecco, Cava e Champagne são aqueles com denominação de origem, ou seja, que realmente foram produzidos nessas regiões.

Versatilidade e refrescância

 O espumante faz sucesso nas festas de fim de ano por conta da sua adaptabilidade:  por ser mais suave harmoniza com diferentes pratos, principalmente os mais gordurosos uma vez que as bolhas amenizam os lipídios. Além disso, a bebida é refrescante, ideal para o clima brasileiro nesta época. 

 Para conservar bem uma garrafa de espumante, o ideal é que ela seja mantida protegida da luz e na vertical – principalmente durante seu transporte. A taça perfeita para brindar com espumante é a chamada flûte, que tem um formato mais fino e comprido que ajuda a manter as bolhas do espumante por mais tempo. 

5 espumantes para celebrar 2021

Agora que você já sabe como escolher e degustar um espumante, chegou a hora de escolher o que mais agrada seu paladar. Para isso, separamos cinco opções:

Cave Geisse Brut

Um clássico elaborado pela Família Geisse,  este  espumante tem dois anos de amadurecimento, o que lhe imprime elegância e persistência. No olfato, a bebida apresenta uma mistura delicada de frutas secas, como damasco e amêndoa. Já na boca, tem acidez agradável e bastante persistência. 

De Vegy Prestige Premium Ice Edition Rosé

A bebida foi pensada para ser refrescante, podendo ser servida com um cubo de gelo na taça e fazer parte da composição de drinks. Feita a partir das uvas Gamay, Pinnot Noir, Ugni Blanc e Airén, o resultado é uma bebida delicada e ideal para harmonizar com  pratos picantes ou doces. 

TerraNova Brut

A bebida nacional traz perlage fina e persistente, sendo coringa na harmonização com diferentes pratos. No olfato seu aroma é frutado, remetendo a frutas tropicais, e floral, com notas de rosas e margaridas. Na boca é refrescante e equilibrado. 

Veuve Devienne Demi Sec

Um clássico feito  a partir das uvas Ugni Blanc, Chenin e Chardonnay, a bebida faz parte do catálogo de um dos mais tradicionais produtores de espumantes do mundo. Harmoniza bem com frutos do mar, peixes e comida japonesa.

La Baronne Rosé

O espumante é um delicado Rosé de perlagem abundante, fina e elegante. No olfato se despertam aromas como pêssego, maracujá e jambo. Já no paladar apresenta acidez equilibrada e bastante frescor.

 Agora que você já sabe o que procurar no espumante para o Ano Novo, escolha a opção que mais agrada na VinhoBR.