vinho ceia de natal

Saiba qual vinho ideal para servir na ceia de Natal

Grande parte da magia do Natal está em reunir a família em volta de uma mesa repleta de pratos típicos e bebidas comemorativas. Para os apreciadores de vinho, a bebida não pode faltar nesta data, como mais uma forma de comemorar a comunhão familiar. Porém, todo ano a mesma dúvida persiste: qual vinho harmonizar com a ceia?

Existem algumas regras básicas de harmonização que podem ajudar nesta hora, mas escolher o vinho ideal de Natal  depende de diferentes fatores como, temperatura da região, os pratos servidos e o gosto pessoal. Para ajudar nesta escolha que faz toda a diferença na comemoração, separamos algumas dicas:

1- Escolha o vinho de acordo com clima da festa

Em lugares mais quentes, vinhos brancos e rosés gelados tendem a fazer mais sucesso por serem mais refrescantes. Mas os tintos não precisam ser excluídos por esse motivo: a maior parte deles devem ser servidos entre 15ºC e  18ºC, o que é uma temperatura  agradável para o calor. 

Agora se na região faz frio, não há dúvida que o tinto é uma opção a ser considerada, isso porque a bebida ajuda a esquentar e assim se torna um acalento nos dias gelados. 

2- Harmonize com o que será servido

No Natal é tradição que as famílias dividam alguns pratos típicos. O vinho pode ser escolhido de acordo com o cardápio. Para o bacalhau, é recomendado  vinhos brancos encorpados, que harmonizam bem com frutos do mar fortes, como Sauvignon Blanc. Mas se você não abre mão dos tintos, aposte nos mais delicados, como Pinot Noir e Tempranillos.

Agora, se o prato escolhido for o pernil, tender ou lombo a recomendação permanece a mesma. Isso porque a carne do porco é  mais leve e tende a ter menos gordura, combinando com vinhos brancos encorpados ou tintos mais jovens, frutados e sutis, como Pinotage ou Malbec.

Para sobremesa é comum abrir um panetone e o vinho não precisa ficar de fora. Opte por vinhos fortificados, como o do Porto para esse momentos. A doçura do alimento e da bebida será equilibrada de maneira ideal. 

3- Comemore

Principalmente em um ano cheio de desafios como foi 2020, a comemoração não pode ficar de fora da ceia natalina. Para essas ocasiões não pode faltar espumantes para os  brindes.Opções a partir de Chardonnay e Pinot Noir são excelentes pedidas para a data. 

Aprecie o Natal

Agora que você já sabe que tipo de vinho escolher de acordo com o local da sua comemoração e tipo de prato que será servido, escolha qual rótulo fará da sua comemoração um momento ainda mais especial na VinhoBR. 

Temos o melhor custo-benefício e envio para todo o Brasil, aprecie.