Como escolher a adega ideal para ter em casa

003 1200x628 facebook

 

Geralmente, quem aprecia vinho tem mais de uma garrafa guardada em casa para degustar em ocasiões especiais ou em algum outro momento que achar pertinente. Porém, encontrar um lugar adequado para guardar a bebida, pode se tornar um desafio. Isso porque ela precisa permanecer em um ambiente protegido da luz solar e com uma temperatura adequada. 

 

Para garantir que o vinho manterá todas as suas propriedades, muitas pessoas investem adegas caseiras que oferecem o ambiente ideal para o armazenamento da bebida. Mas é preciso estar atento a alguns detalhes na hora comprar uma:

 

1 – Tamanho: Muitas pessoas subestimam sua capacidade de consumir ou guardar vinho e acabam adquirindo uma adega menor do que precisam. Para saber qual o tamanho ideal, pense em quantos vinhos consome por mês e dobre a quantidade. Assim, sempre terá espaço para guardar rótulos especiais, ou que por ventura ganhe de presente. 

 

2 –  Refrigeração: Apesar de cada vinho ter uma temperatura média de guarda diferente, o ideal é que a adega esteja sempre entre 14ºC  e 18ºC. O sistema que mantém esta temperatura deve ser um grande ponto de atenção na hora de adquirir a adega, isso porque muitos são feitos por meio de um sistema que mantém uma taxa elevada de vibração, o que com o tempo pode prejudicar a qualidade do vinho. Se certifique que a adega que quer comprar não tenha um sistema de refrigeração com vibrações médias parecidas com as de uma geladeira. 

 

3 – Proteção à luz: Muitas adegas portáteis no mercado hoje apresentam porta de vidro. Apesar de dar um tom de design, esta característica pode não oferecer a proteção necessária para a incidência de luz nos vinhos. Caso opte por uma adega com esta característica, se certifique que o vidro frontal venha proteção contra raios UVs e tenha o cuidado de posicioná-la em um lugar que não pegue muito sol. Além disso, muitos modelos vêm com luz interna para iluminar as bebidas, é crucial que esta luz não gere calor.

 

4 – Design: Existem uma infinidade de modelos de adega, se forem levados em consideração os tópicos anteriores, fica a cargo do consumidor escolher qual combina mais com sua decoração e estilo. Outro ponto importante de ser observado na hora da escolha é a qualidade e garantia oferecidas pelo fabricante – escolha algo que não é feito para estragar, mas caso aconteça, que te garanta assistência, assim não se perde nenhum vinho. 

 

Existem ainda as chamadas adegas passivas, aquelas que não dependem de eletricidade e são construídas em um cômoda da casa. Este modelo é recomendado para quem tem uma grande coleção de vinhos e espaço adequado no imóvel. Muito mais do que apenas um quarto pensado para armazenar a bebida, é preciso que este consiga manter a temperatura certa de forma natural, que tenha a iluminação adequada para não gerar calor e a estrutura correta para proteger os rótulos. 

 

Escolha a adega ideal para proteger sua coleção de vinhos e a abasteça na VinhoBR