Qual a diferença de uma adega de vinho com compressor e termoelétrica?

Você sabia que existem dois tipos comuns de Adega? A Adega Compressor e a Adega Termoelétrica.  Ambas possuem vantagens e desvantagens, por isso é importante considerar suas necessidades específicas antes de escolher entre uma Adega Compressor ou Termoelétrica. 

Para que você entenda mais sobre cada uma delas, convidamos a continuar a sua leitura.

Adegas de Vinhos

Adegas são equipamentos projetados para armazenar e manter vinhos em condições ideais de temperatura e umidade. Permitindo que eles amadureçam  e desenvolvam suas características aromáticas de maneira adequada.

Como falamos anteriormente, as adegas mais comuns são: Adega Compressor e Adega Termoelétrica. Elas possuem a mesma finalidade, mas contam com diferenças significativas em termos de funcionamento, eficiência energética e capacidade de resfriamento

Adega Compressor

O refrigerador de vinho com compressor funciona de maneira semelhante a uma geladeira padrão, utilizando o ciclo de compressão de vapor para remover o calor do interior da adega. Possui um sistema composto por compressor, condensador, válvula de expansão e evaporador. Oferece uma excelente operação, adaptabilidade às mudanças ambientais e alta capacidade de armazenamento, mas pode apresentar pequenas vibrações e ruído devido aos componentes móveis. 

É uma ótima adega para armazenar Vinhos Brancos e Rosés que pedem temperaturas mais baixas. 

Confira nosso artigo Vinho rosé e vinho branco e suas harmonizações clicando aqui

Adega Termoelétrica

Uma adega termoelétrica usa o efeito Peltier, que é baseado no fenômeno de resfriamento ou aquecimento gerado pela passagem de uma corrente elétrica entre dois materiais diferentes. Quando uma corrente elétrica flui através dos materiais termoelétricos, ocorre uma transferência de calor, permitindo que a adega resfrie o ambiente interno.  Ou seja, trocando calor com o ambiente externo para manter a temperatura interna mais baixa sem utilizar muita eletricidade.

Elas são mais compactas, silenciosas e com manutenção mais simples. No entanto, é sensível ao calor, tem capacidade limitada e pode ser cara para operar. 

Excelentes para armazenar vinhos tintos. 

Conheça um pouco do Processo de elaboração dos vinhos tintos clicando aqui

Diferenças:

A principal diferença entre elas está na eficiência energética: a Adega Termoelétrica consome menos energia em comparação a Adega Compressor. Isso ocorre porque os compressores precisam funcionar para manter a temperatura desejada, já as Adegas Termoelétricas usam energia apenas para a transferência de calor entre os materiais termoelétricos. 

Outra diferença é a capacidade de resfriamento. As Adegas com compressores geralmente tem uma capacidade maior de resfriamento do que as Adegas Termoelétricas. Isso significa que elas podem resfriar o ambiente interno mais rapidamente e mantêm a temperatura mais baixa. Além disso, as Adegas de Compressor costumam ter sistema de umidade integrados. O que é importante para que as rolhas dos vinhos não ressequem. 

Já em termos de preço as Adegas Termoelétricas tendem a ser mais acessíveis que as Adegas com Compressor. Isso se deve a diferença de eficiência energética e a capacidade de resfriamento, como falamos anteriormente.

É importante ressaltar que a escolha entre uma Adega com Compressor ou uma Adega Termoelétrica depende das necessidades de cada pessoa, ambiente e orçamento disponível. 

A Adega Compressor é mais potente e eficiente em climas mais quentes, enquanto a Adega Termoelétrica é mais silenciosa e econômica, mas menos eficiente em ambientes mais quentes.

A escolha entre essas opções depende das suas necessidades específicas. Se precisar de mais espaço de armazenamento, opte por uma Adega com Compressor. Se quiser algo mais ecológico e apenas precisa de armazenar algumas garrafas, escolha uma Adega Termoelétrica. 

Gostou dessas dicas? Então aproveite para fazer suas pesquisas e adquirir vinhos maravilhosos em nosso site, clicando aqui.

E, claro, compartilhe com aquele amigo ou parente que tem interesse em adquirir uma adega.