vinho rose branco

Vinho rosé e vinho branco e suas harmonizações

Com a proximidade do verão, os vinhos tintos dão o lugar para bebidas mais refrescantes, como vinhos brancos e rosés. Essas opções, geralmente, são consumidas quando estão em temperaturas mais baixas, o que dá a sensação de frescor que a estação pede. Além disso, os vinhos brancos e os vinhos rosés são mais leves e harmonizam com pratos igualmente mais leves, agradando mais os consumidores nesta época do ano. 

 

Por mais que tenham, assim como o vinho tinto, diversas origens e opções, os brancos e rosés costumam, em um geral, harmonizar bem com com alguns alimentos específicos. Conheça como aproveitar o melhor dessas bebidas no verão:

 

Rosés – Os vinhos rosés são classificados entre os tintos e os brancos, equilibrando uma concentração mais baixa de taninos com frescor. Por isso, são conhecidos por serem  leves, delicados, frutados e frescos. 

 

Essas características fazem com que o vinho rosé harmonize bem com:

 

  • Frios: uma tábua com aperitivos como queijos, linguiça, mortadela, presunto, entre outros é ideal para degustar com um vinho rosé, já que sua estrutura ajuda a limpar o sabor desses alimentos;
  • Salgados: essa modalidade de vinho combina com salgados fritos, como pastéis ou coxinhas.
  • Massas: a bebida combina com massas e molhos mais ácidos, como o de tomate. Pizzas também harmonizam de forma excepcional com rosés. 
  • Peixes e frutos do mar: esses alimentos combinam com a leveza dos rosés.
  • Carnes: os rosés combinam mais com carnes brancas, apimentadas e temperadas. Mas também é possível harmonizar o vinho com carnes vermelhas grelhadas ou assadas. 

 

Branco – Existem diversas variações do vinho branco, mas elas mantém as características de serem bebidas refrescantes, que devem ser servidas em temperaturas mais baixas e leves. Por isso, costumam harmonizar bem com:

 

  • Queijos frescos: vinhos brancos mais leves, como sauvignon blanc ou vinho verde harmonizam muito bem com queijos frescos, uma vez que sua acidez gera um equilíbrio com a dos queijos.
  • Massas: neste caso, a combinação sempre se dá mais com os molhos do que com a massa em si. Para massas acompanhadas de legumes, por exemplo, se indica vinhos brancos leves, já para as que são servidas com frutos do mar, o ideal são vinhos brancos de médio corpo. 
  • Frutos do mar e peixes: assim como os rosés, a leveza desses pratos combinam muito com a do vinho branco. 
  • Carnes: a melhor opção para harmonizar com vinhos brancos mais encorpados, como chardonnay, são carnes de aves. 

 

Agora que você já sabe como harmonizar os melhores vinhos para essa época do ano, confira as opções presentes na VinhoBR e aproveite ao máximo as bebidas.