Sangria: a combinação refrescante de vinho, frutas e especiarias

A sangria é um dos drinks mais populares entre os brasileiros, perdendo apenas para a caipirinha. 

Já no mundo é uma bebida clássica, com diferentes interpretações, mas em todas as releituras, a certeza que temos é que sua base é feita de vinho. 

Seja tinto, branco ou rosé, a sangria tem um toque refrescante e a cada dia que passa ganha mais apreciadores no mundo. 

Quer saber mais sobre sua história? Continue sua leitura.

A história da Sangria

Sua história remonta aos gregos e romanos, que misturavam vinho com açúcar, especiarias e frutas. Era chamado de “hipocra”. É provável que o hipocra seja o ancestral comum da sangria e do vinho quente e era consumido em todos os lugares porque a água era cheia de bactérias e perigosa para beber. 

Mas suas variações em referência ao vinho tinto usado, prevaleceu na Espanha, em que há indícios deste surgimento na Península Ibérica, em Andaluzia.

Na Espanha, a sangria é uma bebida que remete às festas típicas espanholas e é tradicionalmente feita com vinho tinto.

A bebida também se popularizou em outros países, como França, Inglaterra e até mesmo Tailândia, e em diferentes classes sociais. Já no Brasil, a sangria também é muito consumida, porém é chamada de Clericot (feito com vinho branco ou espumante). 

Ingredientes principais

A Sangria é ideal para festas e coquetéis, ela pode ser feitas com diferentes tipos de vinho e frutas – dependendo do sabor e intensidade que se quer que a bebida tenha

As frutas são o grande destaque, proporcionando sabores e aromas únicos, além de toda refrescância que o verão e as temperaturas quentes pedem. 

Você pode encontrar sangrias com laranjas, morangos, abacaxi, limão, kiwi, amora, mirtilo, framboesa e muitas outras. 

Além disso, as especiarias são muito utilizadas e podem ser muito variadas, para combinar com cada vinho, fruta e situação, como a hortelã, canela, ervas aromáticas e frescas, anis estrelado e muito, mas muito gelo, para dar a refrescância necessária neste drink. 

Receita de Sangria

Em uma receita coringa de Sangria vão duas fatias de abacaxi e uma laranja picadas, açúcar, suco de limão taiti, uma dose de conhaque, uma garrafa de vinho branco ou tinto e 200ml de soda limonada. Misture tudo sem o vinho e a soda e deixe curtir por alguns minutos, depois adicione estes dois ingredientes e sirva.

Você encontra outra receita de Sangria no nosso artigo 10 Drinks com Vinho para o Verão

No mundo todo, a sangria é uma bebida clássica com diferentes interpretações, mas todas têm em comum a base de vinho. Seja tinto, branco ou rosé, a sangria é refrescante e tem conquistado cada vez mais apreciadores.

Se você quer aproveitar e comprar um vinho perfeito para fazer a sua Sangria, basta clicar aqui e fazer a sua compra.