harmonização vinho rosé

Dicas de harmonização com vinho rosé

O vinho rosé ganhou popularidade no Brasil, afinal ele combina com o clima tropical do país. Refrescante, leve e frutada, a bebida apresenta diferentes variações e é uma boa opção para quem está iniciando a degustação de vinhos por, geralmente, ser mais adocicada. Mas, assim como com os tintos, a dúvida que fica é saber com que harmonizar a bebida.

O primeiro passo é entender qual estilo do vinho rosé será apreciado. As variações são:

  • Seco e ligeiro: baixo teor alcoólico, pouco açúcar, leve e com boa acidez.
  • Adocicado e ligeiro: leves, aromático, pouca acidez e doces;
  • Mediano: taninos presentes de forma leve, dando equilíbrio entre a doçura e a acidez;
  • Elegante e fino: aromáticos e secos.
  • Encorpado e aromático: intensos e com maior teor alcoólico.

Ao escolher qual rosé combina melhor com seu paladar, é hora de decidir qual prato harmonizar com a bebida — que deve sempre ser servido entre 8ºC e 14ºC.

Como harmonizar pratos e vinho rosé?

Algumas das refeições que melhor combinam com esse tipo de bebida são:

  1. Fritos:

O vinho rosé combina muito com pratos fritos, uma vez que o frescor do vinho limpa o paladar e permite maior equilíbrio para comidas mais gordurosas.Exemplos de harmonização são com batatas fritas, lulas à dorê, salgadinhos, entre outros.

  1. Frutos do mar:

Essa é uma das harmonizações mais clássicas do vinho rosé. Ele combina com camarão empanado, acarajé, paella, canapés de salmão, mariscos, patê de atum, entre outros. 

  1. Peixes:

Assim como as outras variações aquáticas, os peixes combinam muito com esse tipo de vinho, principalmente salmão e bacalhau, servidos nos mais diferentes estilos: de comida japonesa à moqueca. 

  1. Carnes:

Como falamos, o vinho rosé harmoniza bem com pratos mais gordurosos, portanto, as carnes empanadas podem ser uma boa companhia para a bebida. Além delas, frangos assados, grelhados ou pratos mais encorpados com aves, como strogonoff, são uma bela pedida. Quando falamos de carne vermelha, o vinho melhor harmoniza com as bem temperadas, como tacos mexicanos. 

  1. Tábuas de frios:

O vinho é uma bela pedida para acompanhar uma tábua composta de linguiça calabresa, presunto cru, chouriço, capacho, pickles, pimentas, geleias, azeitonas e queijo. 

  1. Queijos:

Falando em queijos, o vinho rosé é tido como curinga nessa questão, pois harmoniza desde com os de casca branca, como o brie, até os queijos de cabra.

  1. Molhos vermelhos:

Os vinhos com maior acidez podem ainda ser harmonizados com molhos vermelhos. A acidez do tomate se soma ao frescor do vinho, gerando uma ótima combinação.

  1. Pizzas:

A opções mais temperadas ou mais apimentadas são as que mais combinam com esse tipo de vinho. Pizza de calabresa, portanto, é o par ideal. 

  1. Massas:

Seguindo a mesma lógica, massas acompanhadas de molhos vermelhos e acompanhamentos mais fortes são ideais para acompanhar um vinho rosé. Macarrão com posta é um exemplo de prato que tem boa combinação com o vinho.

  1. Sobremesas:

Após a refeição nada melhor que uma sobremesa, não é mesmo? O vinho rosé pode permanecer nesse momento, principalmente se o que é servido são frutas frescas ou tortas à base de frutas. 

Agora que você já sabe como apreciar um bom vinho rosé, escolha um rótulo na VinhoBR