como é feito o Vinho do Porto

Entenda como é feito o Vinho do Porto

O famoso Vinho do Porto é caracterizado por ser licoroso e por ter adição de aguardente vínica durante seu processo de vinificação. Apesar de muitas pessoas acreditarem que o Vinho do Porto representa apenas um tipo de vinho, a bebida pode adotar diferentes formas – do tinto ao branco – e ser produzida por meio de mais de 30 cepas diferentes. 

Além do processo de vinificação, o que dá unidade ao Vinho do Porto é sua Denominação de Origem. Apenas bebidas que são produzidas na região de Douro, em Portugal, podem levar esse nome. 

A região é caracterizada por ter condições quentes e áridas, o que ajuda no desenvolvimento das uvas que dão origem ao vinho. As mais comuns são a Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinta Amarela e Tinta Cão. Em comum, elas têm a anatomia da fruta: cachos com bagos pequenos, densos e com pele grossa. 

Como é produzido o Vinho do Porto?

As uvas são colhidas em setembro por um processo manual. Após, são levadas para um espaço amplo onde os enólogos escolhem os melhores cachos para continuarem no processo. Então, as uvas  são separadas dos cachos e vão para os chamados lagares, geralmente feitos de granito, onde passam pela pisa. 

Esse é o processo que todo mundo tem em mente quando pensa na produção de vinhos: quando as pessoas pisam nas uvas a fim de separar o sumo das cascas. Em muitos lugares a tradição permanece e esse processo é feito com os pés, mas em algumas vinícolas essa função deu lugar a máquinas especializadas. 

Ao passo que a uva se separa da pele, ela inicia a fermentação. A partir daqui, o processo pode seguir dois caminhos: 

1- A aguardente vínica – feita a partir da destilação de vinhos – é adicionada antes do término da fermentação, fazendo que o processo de transformação de açúcar em álcool seja interrompido e, com isso, a bebida fique mais adocicada. 

2- A aguardente vínica é adicionada após o processo de fermentação concluído, o que dá origem a vinhos mais secos. 

Sendo assim, o Vinho do Porto pode adotar diferentes graus de doçura, sendo classificados como:

● Extrasseco – quando apresenta até  40 gramas de açúcar por litro

● Seco –  quando apresenta acima de 40 até 65 gramas de açúcar por litro

● Meio seco – quando apresenta acima de 65 até 90 gramas por litro

● Doce – quando apresenta acima de 90 até 130 gramas por litro

● Muito doce – quando apresenta acima de 130 gramas por litro

Tipos de Vinho do Porto

Os dois tipos mais comuns e famosos de Vinho do Porto são o Ruby e o Tawny. Eles se diferenciam por seus processos de vinificação a partir  da fermentação completa. Enquanto o Ruby passa poucos anos em contato com barricas de madeira e é  engarrafado quase que sem contato com o oxigênio, o Tawny passa por diferentes barricas no seu processo, tendo bastante contato com o oxigênio antes de ser engarrafado. 

Isso faz com que os vinhos Ruby evoluam na garrafa, sendo que seu auge é alcançado depois de alguns anos; e o Tawny já esteja pronto para o consumo logo depois do engarrafamento. 
Agora que você já conhece o processo de fabricação do Vinho do Porto, que tal experimentar o sabor e aroma resultados de toda essa história? Na VinhoBR você encontra opções de Vinho do Porto com o melhor custo-benefício.